Campanha de Vacinação contra a Influenza prorrogada até o dia 22 de junho

• Cobertura vacinal dos grupos prioritários no município está em 89,5%

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 15/06/2018 às 14:08   |   Imprimir

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretária de Saúde, informa a população que a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 22 de junho. A prorrogação – determinada pelo Ministério da Saúde, em concordância com a Secretaria Estadual de Saúde – ocorreu devido à baixa cobertura vacinal de alguns grupos prioritários e o não alcance de metas no Rio Grande do Sul. Com a prorrogação da campanha, a vacina para a população fora dos grupos prioritários não foi liberada pelo Ministério da Saúde.

Em São Luiz Gonzaga, de acordo com informações do Vacinômetro na quinta-feira (15), o índice geral (que corresponde a cobertura média de todos os grupos prioritários) atingiu 89,5%. A meta é vacinar 90%. Isoladamente, as taxas de imunização do público alvo são: 61,2% das crianças de 6 meses a 9 anos de idade; 93,5% dos trabalhadores da saúde; 65,4% das gestantes; 115% das puérperas; 98,9% dos idosos e 108,1% dos professores.

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan, reforça o pedido para que os pais ou responsáveis levem as crianças para realizar a vacina contra a gripe. “A criança tem o direito de receber sua dose da vacina garantido por lei. Elas têm mais gripes e resfriados devido o seu sistema imunológico estar em formação e ainda não possuir tantas ferramentas para se defender contra o vírus. Pelo mesmo motivo, as crianças tendem a ter mais complicações causadas pela gripe, o que pode levar a morte”.

O público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza são crianças de 6 meses até 9 anos (necessária apresentação da Caderneta de Vacinação); gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; professores regentes de turma da rede pública e privada; doentes crônicos (com a apresentação de prescrição médica com o CID da doença); pessoas de 50 anos a 59 anos; idosos (com 60 anos ou mais) e povos indígenas. Todas as unidades de saúde do município estão realizando a imunização contra a gripe, incluindo as que não possuem Sala de Vacina.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga