Índices de imunização de crianças e gestantes estão abaixo do esperado no município

• Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza foi prorrogada até o dia 15 de junho

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 05/06/2018 às 15:56   |   Imprimir

Com a prorrogação da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza até o dia 15 de junho, a Secretaria de Saúde reforça o pedido para que os pais ou responsáveis levem as crianças de seis meses a cinco anos incompletos, para realizar a vacina contra a gripe nas unidades de saúde no município. A pasta também pede para que as gestantes realizem a imunização. As taxas de imunização em ambos os grupos estão abaixo do esperado pela secretaria.

De acordo com as informações do Vacinômetro, na terça-feira (5), o município – no índice geral – imunizou 82,44% do público alvo. A meta é de vacinar 90%. O índice já foi superado nos seguintes grupos: puérperas (101,67%), professores (104%) e idosos (90,50%). O mesmo levantamento também apontou que somente 56,5% das crianças e 59,67% das gestantes realizou a vacina. “É uma situação preocupante, haja vista já ter ocorrido uma morte no Estado em decorrência da gripe neste ano e as gestantes e crianças de seis meses a cinco anos incompletos serem mais vulneráveis a complicações. As doenças estão aí, temos a prevenção fornecida gratuitamente e com fácil acesso. Não deixem de realizar a imunização!” destacou a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan.

O público alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza são crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias (necessária apresentação da Caderneta de Vacinação); gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; professores regentes de turma da rede pública e privada; doentes crônicos (com a apresentação de prescrição médica com o CID da doença); idosos (com 60 anos ou mais) e povos indígenas. Todas as unidades de saúde do município estão realizando a imunização contra a gripe, incluindo as que não possuem Sala de Vacina.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga