Campanha de vacinação contra a influenza encerra no dia 4 de junho

• Até quinta-feira (24), 80,8% dos grupos prioritários foram vacinados no município

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 25/05/2018 às 13:08   |   Imprimir

A Secretaria de Saúde informa a comunidade de São Luiz Gonzaga que a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza segue até o dia 4 junho. Seguindo orientações da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, a campanha foi prorrogada devido o feriado do dia 31 de maio (Corpus Christi) e o ponto facultativo do dia 1º de junho, data antes estipulada para o termino da campanha.

Até a última quinta-feira (24), de acordo com o Vacinômetro, o município possuía uma média de cobertura vacinal de 80,8% dos integrantes dos grupos prioritários. Na semana anterior, o índice era de 75,8%. A meta de vacinar 90% do público alvo foi alcançada e superada com os professores (103,3%) e puérperas (98,33%). Porém, os grupos com menor adesão continuam sendo as crianças (53,47%) e gestantes (57,73%). “As crianças têm mais gripes e resfriados porque seu sistema imunológico está em formação e ainda não possui tantas ferramentas para se defender contra o vírus. Pelo mesmo motivo, as crianças tendem a ter mais complicações causadas pela gripe e que podem levar o paciente a morte. Por isso é tão importante aplicar a vacina da gripe em crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos”, destacou a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan.

Diante do baixo índice de imunização de crianças e os riscos decorrentes da não imunização, a enfermeira informa que pais ou responsáveis que recusam vacinar suas crianças – mesmo elas não tendo contra indicações médicas a vacina – estão assinando um termo de responsabilidade. “Desde que não haja contraindicação, como reações e alergias a algum componente da vacina, as crianças devem ter o direito a sua dose da vacina preservado. Com a campanha até o dia 4 de junho, pedimos para que os pais ou responsáveis tragam as suas crianças para serem imunizadas, preparando os pequenos para enfrentarem o inverno”.

PÚBLICO ALVO

O público alvo da campanha são crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias (necessária apresentação da Caderneta de Vacinação); gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; professores regentes de turma da rede pública e privada; doentes crônicos (com a apresentação de prescrição médica com o CID da doença); idosos (com 60 anos ou mais) e povos indígenas. Todas as unidades de saúde do município estão realizando a imunização contra a gripe, incluindo as que não possuem Sala de Vacina.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Larissa Dorneles / Prefeitura de São Luiz Gonzaga