Sábado é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

• 56,8% do público alvo foram imunizados em São Luiz Gonzaga

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 11/05/2018 às 17:12   |   Imprimir

Neste sábado, 12 de maio, as unidades de saúde do município estarão abertas no Dia D da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Amanhã, o Centro de Saúde e todos os ESFs do município irão realizar o atendimento ao público alvo das 8 horas até às 17 horas.

Até quinta-feira (10), 56,8% dos grupos prioritários realizaram a vacina no município. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% do público alvo. Nestes grupos, 5.129 doses da vacina contra a influenza foram aplicadas. Existe também o grupo com comorbidades, que não possui meta estabelecida, cuja a população vacinada é de 1.474 pessoas. Ao total,  6.603 doses foram aplicadas até o dia 10 de maio. “O Dia D tem o objetivo de facilitar o acesso do público alvo a vacina, abrindo as unidades de saúde no sábado. Novamente fazemos um apelo para que todos os integrantes dos grupos prioritários realizem a vacina, a qual é muito importante para a saúde da população no inverno que se aproxima, evitando complicações e internações”, ressaltou a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan.

Também na quinta-feira, mais 1.240 doses de vacinas foram destinadas aos ESFs. No sábado, a Secretaria de Saúde irá buscar mais doses, as quais serão disponibilizadas pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).  “Neste ano, as vacinas estão sendo liberadas aos poucos pelo Estado aos municípios, mesmo assim a Secretaria de Saúde não tem medido esforços para a obtenção das vacinas. Porém, devido essa dinâmica para a liberação está acontecendo de eventualmente faltar doses. Orientamos que caso a pessoa busque a vacina contra a influenza no ESF e o mesmo não a possua, questione os profissionais em qual unidade ainda há disponibilidade”, destacou a coordenadora.

PÚBLICO ALVO

O público alvo da campanha são crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias (necessária apresentação da Caderneta de Vacinação); gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; professores regentes de turma da rede pública e privada; doentes crônicos (com a apresentação de prescrição médica com o CID da doença); idosos (com 60 anos ou mais) e povos indígenas. A 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza segue até o dia 1º de junho.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga