Mais de três mil estudantes foram atendidos pelo Programa Saúde na Escola em 2017

  • Ação é desenvolvida em conjunto pela Secretaria de Saúde, Semece e 32ª CRE

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 25/04/2018 às 08:02   |   Imprimir

Com uma nova proposta, o Programa Saúde na Escola (PSE) obteve excelentes resultados em 2017, aliando saúde e educação para atender os alunos de 21 escolas municipais e estaduais de São Luiz Gonzaga. O programa, do Governo Federal, é realizado por meio do trabalho conjunto da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semece) e 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Em março, as equipes que integram o PSE se reuniram no auditório do Centro de Saúde para uma capacitação sobre o programa, ocasião em que foram apresentados os resultados alcançados no último ano. O encontro teve a participação de diversos especialistas da área da saúde, educação e direito. A coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, Viviane de Paula Santos Carvalho, ressaltou os excelentes resultados obtidos pelo programa. “O PSE busca contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Em 2017, o programa atingiu resultados que superaram as expectativas, ressaltando o sucesso do trabalho conjunto realizado pela Secretaria de Saúde, Semece e 32ª CRE, com o apoio do Conselho Tutelar”, destacou. O programa também conta com a coordenação de Fernanda das Chagas Oliveira (da Semece) e Eva Marasca Antonini (da 32ª CRE).    

AÇÕES

O PSE possui 12 temas prioritários, são eles: atualização vacinal dos estudantes; alimentação saudável e prevenção a obesidade; ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; avaliação de saúde bucal; saúde ocular; avaliação da saúde auditiva e desenvolvimento da linguagem; prevenção de violência e acidentes; identificação de sinais de agravo de doenças em eliminação (tuberculose, hanseníase, entre outras); prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas; realização de atividades físicas e de lazer; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e orientações sobre o direito sexual e reprodutivo.   

No ano passado, o PSE atendeu mais de 3.200 estudantes (da pré-escola ao nono ano das escolas municipais e estaduais de ensino). Deste total, 458 dos alunos foram diagnosticados com obesidade e 734 apresentaram problemas de saúde bucal.  Nesses casos, os pais e responsáveis foram notificados para solucionarem a questão junto à rede básica de saúde ou com profissionais de sua preferência.

Também por meio do programa, mais de 60 estudantes com problemas de visão foram encaminhadas a Santo Ângelo para atendimento gratuito. Já os atendimentos dos alunos diagnosticados com problemas de audição e linguagem iniciaram em abril deste ano. Também foram realizadas nas escolas, com o apoio do Setor de Combate à Endemias, palestras de combate ao mosquito Aedes aegypti. No ano de 2017, a Rede Municipal de Ensino contou com a colaboração da Equipe e dos  estagiários do Curso Técnico de Enfermagem do SEG, para auxiliar as escolas nas avaliações dos alunos.

Atualmente, 21 escolas participam do programa: EMEI Altamiro da Silva; EMEI Florinda Caetano Braga; EMEI Presidente Tancredo Neves; EMEI Ana Paulina Pinheiro; EMEI Eliria Cerutti Perim; EMEI Cecilia Petry Batista; EMEF Boa Esperança; EMEF Cel Manoel Mamede de Souza; EMEF Ernestina Amaral Langsch; EMEF José Bonifácio; EMEF Padre Augusto Preussler; EMEF Francisca Lencina; EMEF Coração de Jesus; EMEF Érico Veríssimo; EMEF Centenário; EEEF Padre Miguel Fernandez; EEEF Dom Jaime de Barros Câmara; EEEF Profª Amália Germano de Paula; EEEM São Luiz; EEEF Profª Adalgisa Leaes Lencina e EEEF Doutor Mario Vieira Marques (CIEP). 

APOIADORES

            A Administração Municipal, por meio do Grupo Gestor do PSE, agradece os participantes da capacitação realizada em março, entre eles o vice-prefeito Mário Trindade; o secretário de Saúde, Valmir Silveira; a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Rosangela Vidoto; a coordenadora regional do PSE da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Silvana Nascimento; a delegada Tanea Bratz; equipe de Combate à Endemias; a coordenadora do curso de Fisioterapia da URI São Luiz Gonzaga, Ana Helena Braga; a fonoaudióloga Andressa Carvalho (de Vitória das Missões); o dentista Rafael Padilha representando a equipe odontológica da Secretaria de Saúde, o Conselho Tutelar,  a fisioterapeuta da Secretaria de Saúde, Ana Carla Ribas e a psicóloga da Secretaria de Saúde, Thais Vargas Pereira.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga