Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia na segunda-feira

• Todos os ESFs do município irão disponibilizar doses da vacina para o público alvo

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 20/04/2018 às 17:25   |   Imprimir

Na segunda-feira, 23 de abril, inicia a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A ação busca reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza nos grupos prioritários. A campanha segue até o dia 1º de junho, com o Dia D da vacinação marcado para 12 de maio.

O público alvo da campanha são crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; professores regentes de turma da rede pública e privada; doentes crônicos (com a apresentação de prescrição médica com o CID da doença); idosos (com 60 anos ou mais) e povos indígenas. A meta estabelecida no município é vacinar 90% do público alvo. “Em 2017, a meta de três grupos prioritários não foi atingida: crianças (as quais em alguns casos precisam realizar duas doses da vacina), gestantes e professores. Por isso, pedimos que os integrantes dos grupos prioritários compareçam nos ESFs correspondentes e realizem a vacina”, ressaltou a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan.

A coordenadora também destacou que a Rede Municipal de Saúde busca facilitar o acesso do público alvo a vacina. “Todas as unidades de EFSs do município, independente se possuem ou não Sala de Vacina, irão disponibilizar a vacina contra a influenza no período da campanha, tornando mais viável para que cada usuário da população alvo busque a sua dose na unidade de saúde correspondente”.

VACINAÇÃO NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

Os ESFs realizam rotineiramente o atendimento em determinadas localidades no interior do município, levando as doses da vacina contra a influenza de acordo com as atividades agendadas. Já o Centro de Saúde, o qual é responsável pela população que é atendida apenas por agentes de saúde ou que não pertence a nenhum ESF, promove um cronograma de vacinação que inicia na segunda-feira, primeiro dia da campanha. Confira:

Segunda-feira (23 de abril)

Manhã

8h30min: Rincão dos Vieira (na casa do agente de saúde)

9h30min: Rincão dos Pintos (no Posto de Saúde)

11 horas: Assentamento São Sebastião

13h30min: Capela São Paulo e Restinga Seca

Terça-feira (24 de abril)

8 horas: Assentamento Campos do Pontão

9 horas: Rincão dos Santana

13h30min: Pontão de Santa Maria