Domingo é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Neste domingo, 18 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data que remete ao 1º Encontro Nacional de Trabalhadores ocorrido em 1987 na cidade de Bauru, em São Paulo, evento que reivindicou a mudança no modelo de assistência em saúde no Brasil baseado nos princípios da Reforma Sanitária Brasileira e no processo de desinstitucionalização psiquiátrica, resultando na criação do SUS e na Reforma Psiquiátrica.
A partir desse movimento popular, foi dado início a um processo de transformação do modelo na assistência às pessoas portadoras de transtornos mentais. Com a promulgação da Lei Federal nº 10.216/2001, foi regulamentado o novo sistema de saúde, transferindo o foco do tratamento hospitalar para uma rede de Atenção Psicossocial estruturados em serviços abertos e na própria comunidade dos usuários. Dentro dessa nova política, os manicômios foram gradativamente sendo substituídos por serviços como os CAPS, Serviços Residenciais Terapêuticos e, também, na criação de leitos psiquiátricos em hospitais gerais.
Desta forma, o dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, significa o fim da institucionalização psiquiátrica, o enfrentamento do estigma que ronda a pessoa que sofre com o transtorno mental, reafirmando seu direito de um tratamento público, integral e de qualidade junto à família e a comunidade em que vive, evitando o rompimento dos vínculos familiares e afetivos.
Em São Luiz Gonzaga, o trabalho é realizado dentro desses novos princípios com a criação do CAPS II Saúde Mental (em agosto de 2002), o CAPS Álcool e Drogas (novembro de 2006) e criação dos leitos psiquiátricos no Hospital de São Luiz Gonzaga (maio de 2009), todos em busca da efetivação da Reforma Psiquiátrica, reduzindo o número de hospitalização com um trabalho humanizado, focado na história de vida de cada usuário e seu contexto.
CAMINHADA - Para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, nesta sexta-feira, 16, a equipe do CAPS II esteve presente no município de São Miguel das Missões, participando da 3ª Caminhada da Luta Antimanicomial, atividade que perdurou durante todo o dia e contou com caminhada, almoço, apresentações artísticas e integração entre pacientes e profissionais da Saúde da região.
Centro de Atenção Psicossocial CAPS II Saúde Mental
O CAPS II Saúde Mental iniciou suas atividades em São Luiz Gonzaga no ano de 2002, atendendo a Portaria GM/MS nº 336/02 do Ministério da Saúde, com o objetivo de trabalhar dentro dos princípios e diretrizes da Reforma Psiquiátrica, buscando olhar o portador de Transtornos Mentais além de sua doença, considerando sua história de vida, seu cotidiano e sua família.
Contando com uma equipe composta por médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeira, pedagoga, técnicos em enfermagem, agente administrativo, operárias e motorista, o CAPS Saúde Mental atende pacientes portadores de transtornos mentais moderados e graves, com o objetivo de buscar a melhoria da sintomatologia psiquiátrica, evitando internações e promovendo a reabilitação psicossocial através de atendimentos individuais, grupais, visitas domiciliares e atividades comunitárias.
COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO - O usuário deve chegar ao CAPS com encaminhamento de outro serviço de saúde, em geral referenciado pela Atenção Básica (Estratégia Saúde da Família - ESF). Após o acolhimento e a escuta inicial, o CAPS deverá discutir o caso em reunião de equipe, elaborando um Plano Terapêutico Singular. A partir disso, o usuário passará a usufruir de atendimentos individuais e grupais, diários ou semanais, no CAPS ou a domicílio, conforme a necessidade do caso.
ATENDIMENTOS OFERECIDOS - O CAPS Saúde Mental oferece os seguintes atendimentos aos usuários: atendimentos individuais ou de psiquiatria, psicologia, de enfermagem e de pedagogia; atendimentos grupais e/ou oficinas terapêuticas; acolhimento, psicoterapia em grupo, oficina de tricô e crochê, oficina de convivência, oficina de artes, oficina corporal, oficina de horta e jardinagem, oficina de artesanato, oficina de culinária, oficina de beleza, atividade recreativa, oficina de geração de renda; visitas domiciliares; controle e administração de medicação;
O CAPS II Saúde Mental está localizado na Rua Fernando Machado, junto à Secretaria Municipal de Saúde, e atende pelo fone 3352-2400. Para casos de crises do paciente, o usuário, familiar ou informante deverá entrar em contato com o Centro durante o horário de atendimento, de segunda a sexta, das 7h às 17h. Já para casos de urgência ou emergência fora do horário de expediente, a orientação é ligar para o SAMU (192) ou se dirigir ao Hospital São Luiz Gonzaga para o atendimento. (Pelo CAPS II Saúde Mental)