Atendimento do SAMU é normalizado em São Luiz Gonzaga

• Empréstimo de ambulância de São Nicolau proporcionou que o serviço de urgência fosse restabelecido até a manutenção da ambulância do SAMU

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 19/05/2014 às 16:14   |   Imprimir

Na noite desta terça-feira, 10 de março, o serviço de atendimento a emergências do SAMU em São Luiz Gonzaga foi restabelecido no município. De acordo com a secretária da Saúde, Ionara Comparsi de Moraes, os profissionais do SAMU estão atendendo em veículo emprestado da Prefeitura de São Nicolau, após tratativa firmada entre os prefeitos Junaro Figueiredo e Benone de Oliveira Dias.
MANUTENÇÃO - Com a pane constatada na ambulância do SAMU, a Secretaria Municipal de Saúde providenciou laudos técnicos e assessoramento jurídico para a manutenção do veículo; porém, com o alto custo estimado para o conserto, a Administração Municipal buscou auxílio do município vizinho (que contava com a disponibilidade de uma ambulância) para um empréstimo do veículo até que a ambulância são-luizense esteja de volta ao serviço.
AUXÍLIO - Segundo a SEMSA, foi buscado junto ao Governo do Estado a possibilidade de empréstimo e, também, de substituição da atual ambulância do SAMU por uma nova; porém, as solicitações não tiveram êxito, além de se constituir de um processo lento e demorado. Tendo em vista a urgência, a SEMSA buscou diretamente nos municípios da região um auxílio, o que foi concretizado juntamente com o Executivo de São Nicolau.
SITUAÇÃO - Nesta semana, a Administração municipal está providenciando a dispensa de licitação para a abertura do motor da ambulância para, a partir daí, ser conferido o problema e o custo da manutenção do mesmo. Segundo a SEMSA, outras duas ambulâncias próprias da prefeitura estão com problemas mecânicos; no entanto, um dos veículos já está em revisão elétrica e, nesta semana, já deve estar de volta ao serviço. Quanto aos profissionais do SAMU, durante o período em que o município ficou sem a ambulância do serviço, os mesmos ficaram à disposição da secretaria para o atendimento.
Para prevenir novos problemas com os veículos, a Secretaria de Saúde está trabalhando para a renovação de sua frota, cujo processo pela aquisição de ambulâncias e automóveis estão sendo frequentemente encaminhados ao Governo do Estado. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)