Campanha contra a venda bebidas para menores foi lançada

Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira a 2ª Campanha de Enfrentamento à Venda de Bebidas Alcoólicas para Menores. A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Saúde, com ampla participação dos órgãos de segurança e saúde do município
A campanha, lançada no Dia Internacional de Combate às Drogas, faz parte da programação da Semana Municipal de Prevenção à Violência e à Drogadição. Durante a manhã desta quarta-feira, representantes das entidades participantes estarão realizando visitas a estabelecimentos comerciais no objetivo de orientar quanto à venda de bebidas para menores, a qual constitui-se crime previsto em lei.
O coordenador do Grupo Técnico Gestor Municipal (GTGM), Henrique Hamerski, realizou a abertura do evento, abordando os objetivos da campanha no município. A visitação, segundo Henrique, terá caráter informativo, como forma de conscientizar os comerciantes a evitar a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Em sua explanação, o coordenador do GTGM ressaltou os problemas sociais decorrentes do alcoolismo, como o aumento da violência e drogadição, principalmente, entre jovens, dos quais, em sua grande maioria, tem na bebida uma porta de entrada para o mundo das drogas.
VISITAS - Em seguida, foram organizadas três equipes com integrantes de todos os órgãos e entidades participantes da campanha. Cada equipe recebeu uma lista com roteiro de estabelecimentos comerciais para visitação, oportunidade em que seriam entregues folder informativo e cartaz alusivo à campanha.
CAMPANHA - Embora a mobilização dos grupos de visitas a estabelecimentos tenha ocorrido somente nesta manhã, a campanha continua. Para isso, a organização da Campanha conta com o envolvimento de todas as entidades participantes e, principalmente, com o apoio da comunidade são-luizense em aderir ao movimento, o qual visa evitar a comercialização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e, também, conscientizar sobre as consequências do acesso ao álcool ainda na juventude.
PARCERIAS - As entidades parceiras da 2ª Campanha de Enfrentamento à Venda de Bebidas para Menores são: PPV, Ministério Público, Secretaria Municipal de Ação Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Administração, Brigada Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário, Hospital São Luiz Gonzaga, OAB/RS, Conselho Tutelar, ACI, COMEN, CAPS AD, CEDEDICA, COMDICA, CREAS e CRAS. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)