Reuniões visaram adesões à campanha contra a venda de bebida

Encontros realizados com diretores das escolas municipais e estaduais tiveram o objetivo de conscientizar e buscar a colaboração das escolas na campanha
Foi realizada, na manhã desta segunda-feira, reunião com diretoras das escolas da rede municipal de ensino com os órgãos de segurança e saúde do município. O encontro teve como pauta a busca pela adesão das escolas na "2ª Campanha de Enfrentamento à Venda de Bebidas Alcoólicas para Menores de Idade", a qual será realizada em São Luiz Gonzaga no dia 26 de junho. Pela parte da tarde, a mesma pauta foi levada aos professores da rede estadual de ensino, em encontro realizado no salão de atos da 32ª Coordenadoria Regional de Educação.
CONSCIENTIZAÇÃO - O coordenador do Grupo Técnico Gestor, Henrique Hamerski, representando o PPV, explanou sobre os objetivos da campanha, a qual visa coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. De acordo com Henrique, o problema do alcoolismo é questão de saúde pública e, em sua grande maioria, os usuários dependentes começam a ter contato com a bebida quando ainda jovens. Desta forma, a campanha, organizada pelos órgãos de segurança e saúde do município, visa orientar os proprietários de estabelecimentos comerciais a evitar a venda de bebidas alcoólicas para jovens menores de idade. Além disso, como ressaltou a presidente do Conselho Tutelar, Nilza Monteiro Fonseca, o contato com o álcool ainda na juventude é uma questão de cultura que provém do ambiente familiar e da estrutura social a qual o jovem está inserido.
Como forma de mudar paradigmas, os problemas do alcoolismo precisam ser abordados e trabalhados junto aos estudantes nas escolas. Com esse objetivo, o encontro de segunda-feira esclareceu junto às diretoras dos educandários da rede municipal de ensino sobre a importância de aderir à campanha, com a sugestão de se evitar a comercialização de bebidas alcoólicas no interior de escolas. Inclusive, quanto ao popular quentão, feito a partir da utilização de vinho em sua receita, foi sugerida a substituição do ingrediente alcoólico por suco de uva.
DENÚNCIA - De acordo com o tenente da Brigada Militar, Jauri Greff, a polícia estará à disposição quanto à fiscalização de locais que estejam comercializando bebidas alcoólicas para menores, bastando, para isso, que seja feita denúncia através do 190. A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa, sem a necessidade de identificação.
CAMPANHA - A "2ª Campanha de Enfrentamento à Venda de Bebidas Alcoólicas para Menores de Idade" será realizada no dia 26 de junho. Na oportunidade, uma comissão, formada por cerca de 50 representantes de diversas entidades do município, será dividida em três grupos, os quais visitarão todos os estabelecimentos comerciais de São Luiz Gonzaga com material informativo da campanha e, principalmente, levando orientações quanto à legislação vigente no que diz respeito à proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade e às punições previstas em lei em caso de descumprimento da lei. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)