Secretaria de Saúde apresenta relatório de atividades do 2º quadrimestre

• Neste ano, Administração Municipal investiu mais de R$ 7 milhões em saúde

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 08/11/2017 às 07:59   |   Imprimir

Na semana passada, a Secretaria de Saúde de São Luiz Gonzaga realizou a apresentação do Relatório Detalhado das Ações em Saúde referentes ao segundo quadrimestre de 2017. A reunião ocorreu na Câmara de Vereadores com a participação da comunidade, autoridades e servidores que atuam na Rede Municipal de Saúde.

Os dados apresentados destacavam os investimentos e as atividades realizadas pela pasta nos meses de maio, junho, julho e agosto, cumprindo a Lei Complementar 141/2012. “A avaliação dessas reuniões é muito positiva. As audiências permitem a Secretaria de Saúde apresentar a comunidade o trabalho realizado por quem integra a pasta, explicando um pouco do funcionamento dos setores e prestando conta dos valores investidos em saúde no nosso município”, destacou o titular da pasta, Valmir Silveira.

INVESTIMENTOS

Até agosto deste ano, a Administração Municipal investiu R$ 7.897.818,75 em saúde, o que corresponde a 21,34% do orçamento do município (a taxa mínima que deve ser investida é de 15%). A Secretaria de Saúde possui obras em andamento no valor de R$ 1.583.952,16 (entre elas, a construção dos ESFs Duque de Caxias e Presidente Vargas).

A pasta também realizou o pagamento – durante o último quadrimestre – do valor de R$ 586.136,00 para o Consórcio de Saúde. O recurso é utilizado para suprir os serviços de Pronto Atendimento e sobreaviso de algumas especialidades (como cardiologista, cirurgião, anestesista, entre outras) no Hospital de São Luiz Gonzaga. “O recurso anual aplicado em exames e consultas especializadas através do Consórcio é de quase dois milhões de reais. Já o valor investido na aquisição de medicamentos é de aproximadamente R$ 800 mil por ano”, ressaltou o secretário de Saúde.

Nos meses de maio, junho, julho e agosto, o laboratório da secretaria realizou 2.209 exames (128 exames a mais que no 2º quadrimestre de 2016). O número de cirurgias eletivas no Hospital de São Luiz Gonzaga também aumentou. Até agosto, foram realizadas 129 operações (no mesmo período em 2016, foram feitas 64 cirurgias), sendo repassados R$ 45.950,00.

No segundo quadrimestre, a secretaria realizou o transporte de 763 pacientes para municípios de referência, como Santo Ângelo, Ijuí, Giruá, Cruz Alta, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Rosa e Porto Alegre.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga