Ação busca atender mulheres com difícil acesso ao exame de mamografia

• Atividade ocorre no sábado (7), promovida em parceria pela Secretaria de Saúde, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Hospital São José

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 05/10/2017 às 14:00   |   Imprimir

A Secretaria de Saúde, a Liga Feminina de Combate ao Câncer e o Hospital São José, estão unidos para a prevenção do câncer de mama. No sábado (7), integrando as ações do “Outubro Rosa” em São Luiz Gonzaga, as três instituições promovem uma atividade diferenciada, a qual também irá proporcionar 50 exames de mamografia para mulheres com difícil acesso ao exame (escolhidas nas ESFs do município).

O câncer de mama é um dos mais frequentes na população feminina mundial, atrás apenas dos casos de câncer de pele não melanoma. “O sucesso no enfrentamento do câncer de mama depende da existência de ações em todas as áreas ligadas ao controle da doença, como a assistência, pesquisa, educação, prevenção e vigilância. Estima-se que por meio da alimentação saudável, atividades físicas e gordura corporal adequada, é possível reduzir em até 28% o risco da mulher desenvolver este tipo de câncer”, destacou a coordenadora das ESFs, Katiele Almeida.

A atividade também contará com a participação de nutricionista, fisioterapeuta e de uma equipe de enfermagem, os quais estarão atendendo todas as mulheres que visitarem o Centro de Saúde. A ação busca alertar para os fatores de risco da doença e promover o encaminhamento adequado das pacientes. No sábado, também será realizado o agendamento de mamografias.

ATENDIMENTO

As atividades serão desenvolvidas na unidade local do Hospital São José e no Centro de Saúde Dr. Lourivaldino Furtado – durante os turnos da manhã e tarde – e são destinadas a todas as mulheres do município.

Já para os exames de mamografia, os quais foram pré-agendados, cada ESF selecionou cinco mulheres. O transporte das pacientes será realizado pela Secretaria de Saúde, seguindo o seguinte cronograma:

Manhã:

8 horas - ESF Vila Mário