Exército será parceiro nas ações de combate à dengue

• Em reunião realizada com o 4º RCB, comandante do Regimento confirmou ao Comitê de Combate à Dengue a parceria para as atividades de orientação

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 08/05/2014 às 14:16   |   Imprimir

Na tarde de segunda-feira, 21 de janeiro, uma comitiva do Comitê Municipal de Combate à Dengue visitou o comandante do 4º RCB, Ten. Cel. Carlos Alberto Klinguelfus, para reforçar o agradecimento ao Exército brasileiro nas ações realizadas anteriormente no município no trabalho de prevenção e combate à dengue e, também, para convidar o regimento a reforçar novamente os trabalhos de campo da Vigilância Sanitária.
Agentes - Na oportunidade, a secretária da Saúde, Graciela Ojopi, apresentou ao comandante o número de agentes trabalhando hoje no município. Segundo Graciela, a Vigilância conta hoje com seis agentes sanitários trabalhando na prevenção à dengue. Como o número necessário seria de 14 agentes, o governo estadual remeteu recurso à secretaria para a contratação temporária de mais oito agentes, os quais deverão atuar por quatro meses a partir da próxima semana.
Ciclos de visitação - O chefe da Vigilância Sanitária, Pedro Paulo Garcia de Araujo, informou ao comandante sobre a necessidade dos ciclos de visitação completos nas 21 áreas demarcadas no município, bem como o trabalho de orientação a ser feito pessoalmente pelos agentes junto aos moradores. Como cada ciclo compreende seis visitações em cada residência, o trabalho precisa ser realizado intermitentemente e com o número mínimo de agentes necessários para a tarefa.
Auxílio do Exército - O ten. Cel. Klinguelfus, após a explanação do comitê, salientou o compromisso do exército em auxiliar os trabalhos. Desta forma, na 1ª fase dos trabalhos, o 4º RCB irá disponibilizar militares para atuar em conjunto com os agentes de campo, com o remanejamento inicial de seis soldados à Vigilância Sanitária ainda nesta semana.
Ficou determinado que, na quinta-feira, 24 de janeiro, o 4º RCB enviará à Secretaria de Saúde seis militares para receberem as instruções de atuação nos trabalhos junto à comunidade. Desta forma, quando a secretaria efetuar a contratação temporária dos outros oito agentes, o Exército disponibilizará os demais militares para completar as duplas que irão visitar as residências do município. Para o remanejamento de militares, o comandante Klinguelfus informou que será feita uma seleção no regimento, possivelmente, com os soldados que atuaram nas ações contra a dengue no ano passado.
Treinamento - Após a apresentação dos militares na quinta-feira, às 8h, serão definidas as estratégias de orientação e prevenção à dengue, para, logo após, ser dado início ao treinamento das duplas de agentes. Assim, na segunda-feira, 28 de janeiro, os trabalhos deverão iniciar efetivamente na cidade, com os agentes e militares visitando as residências para orientações à comunidade são-luizense. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)