Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde realiza capacitação para a prevenção de suicídios

  • Atividade ocorre na próxima semana, voltada aos trabalhadores das unidades de saúde

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 14/09/2017 às 08:49   |   Imprimir

Durante o mês de setembro, a cor amarela predomina nas unidades de saúde do município. Com o auxilio de banners, balões e bandeirolas, o objetivo é chamar a atenção da comunidade para o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Buscando auxiliar os trabalhadores da Rede Municipal de Saúde, a Secretaria de Saúde realiza no dia 22 de setembro uma capacitação – ministrada pela equipe do CAPS Saúde Mental - para debater o tema e dar apoio para que os profissionais possam agir em prol da prevenção do suicídio. Na data, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que atuam na Secretaria de Saúde, no Centro de Saúde, nas ESFs, no Caps Ad, no Caps Saúde Mental e na unidade de Saúde Prisional não realizam atendimento no turno da manhã, retornando à tarde.   

O psiquiatra do CAPS Saúde Mental, Jonas de Miranda Pes, ressalta a importância deste mês voltado a prevenção. “A principal causa do suicídio – de todas as causas, pois são diversas – é a depressão. Paralelamente, a depressão é a segunda doença que mais provoca o afastamento dos trabalhadores de seus empregos, perdendo apenas para doenças cardiovasculares. A depressão é algo muito presente em nossa sociedade e pode levar a situações extremas, por isso falar sobre prevenção do suicídio é algo tão importante”, destacou o psiquiatra.

O psicólogo do CAPS Saúde Mental, Renan Zanon Bock, destaca a necessidade de debater o tema e evitar julgamentos. “A pessoa que está nessa situação, que pensa em suicídio, se encontra em um estado de sofrimento muito grande. Não nos cabe julgar essa pessoa, mas sim nos colocar no lugar dela e agir antes que a angústia se torne algo incontrolável”.  

Para mais informações e também para apoio, é possível entrar em contato com as unidades de saúde instaladas no município e com o CAPS Saúde Mental, localizado junto a Secretaria de Saúde, pelo telefone (55) 3352-4020.     

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga