Unidades de saúde intensificam o trabalho de imunização dos jovens

• Semana de Vacinação do Adolescente segue até sexta-feira (25), abrangendo o público de nove a 19 anos de idade

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 21/08/2017 às 17:22   |   Imprimir

Até a sexta-feira (25), a Secretaria de Saúde realiza um trabalho intensificado de imunização dos adolescentes. O objetivo da ação é colocar em dia o cartão vacinal dos jovens entre nove e 19 anos de idade, realizando as vacinas em atraso.

De acordo com a enfermeira do Centro de Saúde, Patrícia Bressan, a Semana de Vacinação do Adolescente busca atender as metas necessárias de imunização nesta faixa etária. “As taxas de cobertura vacinal para esse público são muito baixas, existe uma baixa adesão a essas imunizações e um alto índice de esquema vacinal incompleto. Mas em contra partida, como são jovens, é o pico da função imunológica, sendo um momento muito propício para receber a imunidade”.

Para a vacinação, os jovens devem ir ao Centro de Saúde, ou ao ESF correspondente, acompanhados dos pais ou responsáveis (caso não seja possível a presença do adulto, o adolescente deve apresentar uma autorização por escrito), portando o cartão do SUS e cartão vacinal. Segundo a enfermeira Patrícia Bressan, a divulgação da iniciativa é realizada nas escolas de São Luiz Gonzaga, porém a vacinação deve ocorrer nas unidades de saúde – locais seguros e adequados para a imunização.

O atendimento no Centro de Saúde ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 16 horas, sem fechar ao meio-dia. Já os ESFs realizam atendimento das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas às 16 horas, também de segunda a sexta-feira.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga