Agentes de saúde participam de capacitação sobre saúde do trabalhador

• Iniciativa foi realizada com o apoio do Cerest de Ijuí

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 04/08/2017 às 14:36   |   Imprimir

Na semana passada, a Secretaria de Saúde – em parceria com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião Missioneira (Cerest) de Ijuí – promoveu uma capacitação com os agentes de saúde.

A atividade ocorreu no auditório do Centro de Saúde e foi ministrada pelos integrantes do Cerest, Graciela Sommer e Carlos Renato Soria. Durante a formação, foram abordados os perigos a saúde do trabalhador (como riscos físicos, químicos e biológicos) dentro das casas durante as visitas; organização e gestão do trabalho e os impactos a saúde. Também foram abordadas as atribuições dos agentes quanto a saúde do trabalhador. “Durante as visitas, verificar onde existem empresas e indústrias, como é a forma de trabalho. Com essas informações, será possível realizar um levantamento para averiguar se existem riscos para os profissionais que estão trabalhando”, ressaltou a coordenadora das Estratégias Saúde da Família (ESFs), Katiele Almeida.

A capacitação integra as ações da Secretaria de Saúde para o desenvolvimento da Rede de Cuidado aos Trabalhadores da Saúde. Segundo a coordenadora, o objetivo é desenvolver um cronograma de capacitações para que os trabalhadores da área da saúde aprimorem o trabalho desenvolvido e sejam ouvidos quanto as suas necessidades. “Os agentes de saúde iniciaram esse ciclo por possuírem o contato diário com a população. Eles escutam quais são as necessidades, as prioridades. O nosso objetivo é desenvolver as atividades com os de mais profissionais da área”.

Representantes do município também participam de uma capacitação no Cerest de Ijuí para reestruturar a saúde do trabalhador no município. A iniciativa busca organizar uma equipe de apoio que irá atender a Secretaria de Saúde e posteriormente as de mais secretarias municipais.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga