Vigilância Ambiental informa os cuidados necessários para combater o mosquito Aedes aegypti

  • Com a chuva constante que atinge o município, setor alerta sobre o acumulo de água e os focos de proliferação do vetor

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 30/05/2017 às 10:52   |   Imprimir

Com o intenso período de chuva que atinge a região, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, alerta para o acumulo de água e a criação de locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.   

Entre as ações diárias para combater o vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, o setor recomenda evitar o acumulo de água em pneus (os quais devem ser guardados em um local adequado); manter caixas d’água, tonéis e latões fechados; colocar areia nos cacos de vidros fixados sobre os muros; manter piscinas tratadas durante todo o ano; realizar a limpeza - com escovação - dos bebedouros de animais; adicionar areia em pratos de vasos de plantas; descartar embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras bem fechadas; guardar garrafas vazias com os gargalos para baixo e manter os ralos, canos, toldos e marquises desentupidos.

De acordo com o coordenador da equipe de Combate a Endemias, Milton Fagundes, a participação da comunidade é essencial para manter o município livre de doenças, como a dengue. “A Vigilância Ambiental busca trabalhar com o apoio da população, promovendo ações de conscientização e prevenção. A participação da comunidade é muito importante para garantir o sucesso do trabalho promovido e a saúde da população”.  

Na segunda quinzena de junho, a equipe de Combate a Endemias irá retomar as atividades de educação ambiental de prevenção a dengue, atendendo além dos educandários municipais, as escolas estaduais.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga