Setor de Combate a Endemias retoma mutirões de limpeza no município

• Iniciativa busca evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 08/05/2017 às 11:34   |   Imprimir

Após dias de tempo instável, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, retomou o trabalho de campo para o combate ao mosquito Aedes aegypti.  Na última sexta-feira (5), a equipe do Setor de Combate a Endemias realizou um mutirão de limpeza em pontos críticos dos bairros Floresta e Itapevi. A ação contou com o apoio da Secretaria de Obras e Viação por meio do Setor de Roçada, coordenado pelo servidor Telmo Ferreira.

A ação busca combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o coordenador da equipe de Combate a Endemias, Milton Fagundes, o setor investe na conscientização da comunidade quanto aos riscos dessas doenças. “Incentivar a limpeza de pátios e terrenos desocupados como forma de prevenção é uma atitude desenvolvida constantemente pela Secretaria de Saúde. Manter ambientes limpos e sem lugares onde o mosquito Aedes aegypti possa se proliferar é uma atitude de segurança e prevenção a saúde”.

Entre as ações diárias que devem ser adotadas pela comunidade, está o descarte adequado de itens que acumulam água; manter tonéis e barris de água tampados; manter calhas, canos e ralos desentupidos; virar garrafas e vasilhames; não deixar pneus em locais onde possam acumular água e tampar caixas d'água e lixeiras.

Além dos mutirões de limpeza, a Vigilância Ambiental também realiza palestras nas escolas da rede municipal de ensino, divulgando informações sobre a prevenção das doenças - em especial da dengue - para os estudantes.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde