Vacinação contra a influenza inicia para todos os grupos de risco na segunda-feira

• Mobilização começou no último dia 10 para servidores da saúde, gestantes e puérperas

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 13/04/2017 às 13:49   |   Imprimir

Iniciou na última segunda-feira (10), a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesta semana, a imunização foi voltada para os trabalhadores da área da saúde, gestantes e puérperas. Na próxima segunda-feira (17), a vacinação inicia para todos os grupos de risco.

O público alvo da campanha são crianças de seis meses até cinco anos incompletos (quatro anos e 11 meses), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), professores regentes de turma da rede pública e privada (mediante comprovação do exercício da profissão), doentes crônicos (com a apresentação de atestado com o CID da doença), idosos (com 60 anos ou mais), apenados e trabalhadores do sistema prisional, crianças em medida socioeducativa e povos indígenas.

Segundo a coordenadora do Centro de Saúde, enfermeira Maria Inez Miranda, a rede municipal está preparada para atender a comunidade. “A Secretaria de Saúde promove um grande envolvimento para que a campanha tenha êxito. Quando falamos em êxito, nos referimos a meta. No caso, imunizar 90% dos grupos que são elencados para vacina”. Nas últimas campanhas, São Luiz Gonzaga manteve uma média entre 94% e 96% dos grupos de risco imunizados.

As doses da vacina estão disponíveis em todos os postos da rede municipal de saúde. Para receber a vacina, é preciso comparecer ao ESF correspondente, das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. “O importante é realizar a vacina antes da circulação viral. Quando iniciam os dias mais frios, a pessoa já está imunizada”, destacou Maria Inez. Pessoas que já apresentaram reações extremas a vacina ou possuem grave alergia ao ovo de galinha, não devem realizar a imunização.

O Dia D da campanha de vacinação contra a influenza ocorre no sábado, 13 de maio. Na ocasião, todos os postos da rede municipal de saúde estarão abertos das 8 horas até às 17 horas.

INTERIOR

Também na segunda-feira, o Centro de Saúde inicia o cronograma de vacinação em algumas localidades do interior do município. Pela manhã, a imunização ocorre no Rincão dos Vieira (a partir das 8h30), Rincão dos Pintos (às 9h30) e no Assentamento São Sebastião (às 11 horas). No turno da tarde, a partir das 13h30, a equipe estará realizando a imunização na Capela São Paulo e Restinga Seca.

Na quarta-feira (19), a imunização ocorre no Pontão de Santa Maria (a partir das 8 horas), Rincão dos Santana (às 13h30) e Campos do Pontão (às 15 horas). Na quinta-feira (20), as equipes estarão nos assentamentos Sepé Tiaraju e Palma (a partir das 8 horas) e no Limoeiro e Assentamento 28 de Maio (a partir das 13h30).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga