Secretaria Saúde e 4º RCB promovem mutirões para combater o Aedes aegypti

  • Objetivo das mobilizações é eliminar possíveis criadouros do mosquito

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 17/02/2017 às 16:02   |   Imprimir

A prevenção ainda é o melhor remédio. No combate ao mosquito Aedes aegypti - transmissor da Dengue, Zika e Febre Chikungunya – os agentes de campo de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde e o 4º Regimento de Cavalaria Blindado (4º RBC) promovem mutirões de limpeza em diversos pontos da cidade.  As ações, realizadas nas sextas-feiras, têm o objetivo de eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito.  

Os pontos visitados na última sexta-feira (17) foram à antiga Fábrica de Óleos Della Giustina e o Horto Florestal, as margens da BR 285. Os locais são utilizados pela população - de forma irregular - para o descarte de lixo. Além de vasos sanitários, garrafas, potes, pneus e baldes, nos locais foram encontrados televisores, sofás, caixas de som, lixo doméstico e um grande número de roupas e sapatos. Na antiga fábrica de óleo, recipientes foram encontrados contendo água e larvas.

Segundo o coordenador das equipes de Combate a Endemias, Milton Fagundes, a situação da dengue no município está controlada. Porém, o apoio da população é fundamental para que o município continue livre da doença. “Estamos trabalhando intensamente para eliminar os focos do mosquito. Pedimos o apoio da comunidade e também dos empreendimentos (como ferros-velhos, borracharias, empresas agrícolas, entre outros), para que fiscalizem possíveis criadouros em suas propriedades”, ressaltou.  

O mutirão de limpeza já passou por diversos pontos da cidade. No dia 10, os trabalhos ocorreram na antiga Estação Ferroviária, no Parque de Exposições do Sindicato Rural e no Parque Centenário. As equipes também já vistoriaram algumas empresas localizadas às margens da BR 285 e o Cemitério Municipal.  Na próxima sexta-feira (24), a fiscalização ocorre nas áreas de preservação permanente (APP).  Ao todo, a equipe de campo de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde conta com 15 funcionários.

 

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga