Em uma emocionante homenagem, ESF Clélia de Matos Gomes é inaugurado

A solenidade de inauguração do novo posto de Saúde de São Luiz Gonzaga, o ESF da Vila Paz , batizado com o nome da saudosa advogada Clélia de Matos Gomes, contou com a presença de um grande número de pessoas, e, principalmente, das duas famílias da homenageada: do esposo Érico e filhas Ariane e Vanessa, e das colaboradoras do Lar do Idoso São Vicente de Paula, entidade da qual Clélia foi diretora e dedicou-se grande parte da sua vida em prol dos idosos atendidos pelo Lar.

UMA LEGADO EM PROL DAS CAUSAS SOCIAIS - A cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira, 16, no novo posto de Saúde construído na Vila Paz. Na oportunidade, familiares, amigos e admiradores do legado de Clélia em obras voluntárias do município estiveram presentes, e presenciaram um discurso emocionante de sua filha Ariane de Matos Gomes, que, ao destacar a trajetória de vida de sua mãe, não conteve as lágrimas, ato que foi seguido de muita emoção de todos os presentes pela lembrança da pessoa batalhadora em prol das causas sociais e excelente profissional reconhecida na atividade em que exerceu por quase 30 anos.

Para Ariane, “o legado de nossa mãe sempre será lembrado, e as amizades que ela deixou, bem como seu trabalho a frente do Lar do Idoso, é um exemplo a ser seguido, pois, como todos sabemos, o Lar era e sempre será sua família, para a qual sempre dedicou muito amor e carinho em prol de todas as pessoas que conviveram com ela”, destacou Ariane.

AGRADECIMENTOS - O prefeito Junaro Figueiredo, em seu pronunciamento, realizou os devidos agradecimentos: à comunidade católica, que cedeu o antigo espaço em que o ESF da Vila Paz atendia anteriormente; ao empresário Fabiano Losekam Taborda e sua esposa Carine, pela doação do terreno onde foi construída a nova Unidade Básica de Saúde; ao deputado Elvino Bohn Gass e a todos os colaboradores, secretários e agentes que tornaram possível a contemplação da obra; à equipe do ESF da Vila Paz, que atende diariamente uma grande clientela de três bairros e interior; e, principalmente, à dona Clélia, pelo seu profissionalismo e trabalho desempenhado na comunidade, onde, durante sua vida, sempre foi referência de honestidade, dedicação e entrega às causas sociais: “posso dizer que, sem dúvida, é uma das homenagens mais merecidas que a Administração Municipal já efetuou, pois o legado de Clélia transcende os atos de sua vida e eterniza por meio das lembranças de suas ações em prol da coletividade e do bem estar de nossos idosos do Lar São Vicente de Paula”, enfatizou o Chefe do Executivo, que, seguido ao pronunciamento, efetuou o descerramento da placa e do retrato do ESF Clélia de Matos Gomes juntamente com a família da homenageada, oficializando a inauguração da mais nova Unidade Básica de Saúde de São Luiz Gonzaga.

INVESTIMENTO DE R$ 303 MIL - A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Luiz Gonzaga, denominada ESF Clélia de Matos Gomes, está localizada na Rua Rio Branco, nº 2666, na Vila Paz. Foi contemplada com recurso do Fundo Nacional da Saúde – FUNASA no valor de R$ 200 mil, graças ao apoio do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), mais a contrapartida de R$ 103.364,27 da Prefeitura, totalizando um investimento de R$ 303.364,27 que resultou na construção de um novo posto de Saúde com área de 236,03m². A construção foi possível graças à doação do terreno, cedido à Prefeitura pelo empresário são-luizense Fabiano Losekam Taborda.

O NOVO POSTO DE SAÚDE - Localizado na Vila Paz, o ESF Clélia de Matos Gomes atende as comunidades dos bairros Loureiro e Trevo, totalizando mais de três mil pessoas atendidas. Além disso, a equipe do posto de Saúde também atende, uma vez por semana, as cerca de 200 famílias do Rincão de São Pedro, localidade que conta atualmente com o trabalho de dois agentes comunitários de saúde.

O ESF Clélia de Matos Gomes conta com uma equipe composta por 13 profissionais, sendo odontólogo, auxiliar de saúde bucal, médico, agente administrativo, uma responsável por serviços gerais, cinco agentes comunitários de saúde, uma enfermeira e dois técnicos de saúde. O posto de saúde da Vila Paz atende de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h.

CINCO NOVOS POSTOS DE SAÚDE – O prefeito Junaro Figueiredo ressaltou o compromisso da Administração Municipal para com a área da Saúde, o qual, nos últimos quatro anos, contou com grandes investimentos da Prefeitura que resultaram em cinco novos postos de Saúde encaminhados para São Luiz Gonzaga, sendo dois inaugurados (ESF Tia Fia, na Vila Trinta, e ESF Clélia de Matos Gomes, na Vila Paz), dois em fase de construção (ESF do Bairro Duque de Caxias e ESF do Bairro Presidente Vargas) e um posto de saúde, do Bairro Raymundo Gomes Neto, com recursos já empenhados e cuja licitação deverá ser realizada pela nova Administração Municipal em 2017.

CLÉLIA DE MATOS GOMES - A homenageada, Clélia de Matos Gomes, advogada, era casada com Érico Pires Gomes, cujo consórcio deixa as filhas Ariane de Matos Gomes e Vanessa de Matos Gomes Balbé e, ainda, os netos Pedro e Helena.

Formada em Direito pela FADISA no ano de 1982, exerceu a profissão de advogada pelo período de 28 anos e, antes de advogar, trabalhou junto ao Cartório de Registro de Imóveis de São Luiz Gonzaga. Prestou serviço voluntário na Direção do Lar do Idoso São Vicente de Paula pelo período de 21 anos, instituição na qual Clélia considerava o Lar do Idoso como uma família, dedicando-se diariamente durante esses anos a trabalhar para melhorar as condições dos idosos residentes na casa. Conforme seus familiares, Clélia sempre soube conciliar a profissão, a família e a direção do Lar do Idoso, sendo sua partida muito sentida por toda a comunidade são-luizense que sempre nutriu um carinho muito especial pela voluntária empenhada nas causas sociais do município. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga. Fotos de Iuri Martins e Jacke Saratt