Aedes Aegypti: trabalho de prevenção não pode parar

Com a chegada do verão, os cuidados para evitar depósitos de água parada devem ser redobrados. Neste sentido, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o Comitê de Combate a Dengue, convocam a população são-luizense a colaborar na tarefa de manter o mosquito Aedes Aegypti longe de nosso município.

Na última sexta-feira, 2 de dezembro, a equipe de agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizou nas ruas centrais da cidade uma campanha de conscientização, através da entrega de material informativo junto a motoristas e pedestres, com o objetivo de angariar o apoio de todos contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

COMBATENDO O MOSQUITO - O mosquito Aedes Aegypti vive e se reproduz dentro de nossas casas e pátios; assim, agindo na limpeza de criadouros (possíveis locais que sirvam de reservatório de água parada, local de reprodução do mosquito), a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida (do ovo ao mosquito adulto) leva de 7 a 10 dias. Assim, com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde convida a todos os são-luizenses a fazerem parte desta corrente de ação contra o Aedes Aegypti.

CENTRAL DA DENGUE - O aplicativo Cidadão Mobile, implantado pela Administração Municipal para facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pela máquina pública, conta com uma valiosa ferramenta: a “Central da Dengue”. Através desta ferramenta, o internauta pode informar à Prefeitura Municipal sobre situações que precisem da intervenção do Poder Público, como vistorias em locais propícios ao surgimento do Aedes Aegypti, assim como anexar fotos do local para encaminhar ao órgão competente. Da mesma forma, após o encaminhamento das informações, o internauta poderá acompanhar a situação do pedido, se foi atendido ou não, através da Consulta de Chamados, no próprio Cidadão Mobile. Acesse o site da prefeitura (www.saoluizgonzaga.rs.gov.br), baixe o aplicativo (disponível para celular e tablet no Play Store) e faça a sua parte! (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)