H1N1: em três dias, São Luiz Gonzaga já atingiu 43% da meta de vacinação

A grande procura por imunização por parte da população que compreende o público-alvo da Campanha contra Influenza 2016 culminou em um recorde de vacinas aplicadas somente nos três primeiros dias da campanha em São Luiz Gonzaga. Segundo a Chefe do Setor Epidemiológico do Centro de Saúde, Maria Inez Prado Miranda, de segunda a quarta-feira, o município, através dos procedimentos realizados em todos os ESFs, imunizou 4.953 pessoas, correspondendo a 43% da meta estipulada para o município neste ano.

Segundo Maria Inez, os números surpreendem principalmente por se tratar apenas dos primeiros dias da campanha, consolidando a marca atingida como inédita se comparando a todos os anos anteriores, nos quais a procura intensificava-se apenas nos dias finais de vacinação: “Acredito que vários fatores motivaram a grande adesão à campanha, como o crescente registro de óbitos por conta da H1N1 e, também, a chegada precoce da onda de frio que acometeu a população são-luizense nesta semana”, salientou a Chefe do Centro de Saúde. Com a meta estipulada em 11.452 vacinas a serem aplicadas na campanha, que transcorre até o dia 20 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde acredita que, se a procura se mantiver neste ritmo, todas as doses deverão ser aplicadas no período, o qual terá o seu Dia D neste sábado, 30 de abril.

DIA D SERÁ NO SÁBADO - O Dia D da campanha será neste sábado, oportunidade em que todos os postos de saúde do município estarão vacinando as pessoas dos grupos elencados no horário das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Para pessoas acamadas ou sem condições de se deslocar pessoalmente para receber a vacina, a Chefe do Centro de Saúde orienta para que os familiares entrem em contato o mais breve possível com seu ESF e comuniquem o endereço, para que no sábado, Dia D da Campanha, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde desloque-se até as residências solicitadas para efetuar a imunização.

PÚBLICO-ALVO DA CAMPANHA – Segundo Maria Inês, campanha de imunização contra Influenza compreende crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores de Saúde, gestantes, puérperas (mulheres com filhos de até 45 dias), pessoas com doenças crônicas, idosos com mais de 60 anos, população prisional e população indígena.

PROCURE A IMUNIZAÇÃO - Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, é de suma importância que sejam cumpridas as metas de vacinação nos municípios, salientando que, nos últimos três anos, aproximadamente 90% dos óbitos por Influenza ocorreram em pessoas que possuíam indicação para a vacina e não a realizaram. Desta forma, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, solicita que todas as pessoas que estão incluídas nos grupos elencados procurem o seu posto de saúde mais próximo e realize sua vacinação. A Campanha contra Influenza termina no dia 20 de maio. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)