Campanha contra Influenza inicia com grande número de pessoas imunizadas

Teve início nesta segunda-feira, 25 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) em São Luiz Gonzaga. Somente no Centro de Saúde Dr. Lourivaldino Furtado, o Setor de Vacinação registrou 634 pessoas imunizadas no primeiro dia da campanha, de acordo com informações da Chefe do Centro de Saúde, Maria Inez Prado Miranda. Para o município, em 2016, a meta de imunização da campanha é de 11.452 vacinas a serem aplicadas em pessoas que pertencem ao grupo elencado.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO – De acordo com a Coordenadoria do Núcleo Estadual de Imunizações do Governo do Estado, a Campanha contra Influenza foi antecipada este ano, tendo em vista que, em 2015, grande parte dos óbitos registrados por H1N1 ocorreram em pessoas que tinham direito à vacina e não se imunizaram. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga ressalta que todas as pessoas enquadradas nos grupos elencados devem procurar seu ESF com documentos pessoais e solicitar a vacina.

PÚBLICO-ALVO DA CAMPANHA – Segundo Maria Inês, campanha de imunização contra Influenza compreende crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores de Saúde, gestantes, puérperas (mulheres com filhos de até 45 dias), pessoas com doenças crônicas, idosos com mais de 60 anos, população prisional e população indígena. Hipertenso, o são-luizense Neri Nascimento Vargas procurou o Centro de Saúde nesta terça-feira, com os atestados médicos, para receber a vacina: “Acredito que a imunização é de muita importância, e que todos que tem direito à vacina devem procurar seu posto de saúde para evitar contrair a H1N1”, salientou Neri.

VACINAÇÃO PARA ACAMADOS OU PESSOAS SEM CONDIÇÕES DE DESLOCAMENTO ATÉ ESFs - Para pessoas acamadas ou sem condições de se deslocar pessoalmente para receber a vacina, a Chefe do Centro de Saúde orienta para que os familiares entrem em contato o mais breve possível com seu ESF e comuniquem o endereço, para que no sábado, Dia D da Campanha, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde desloque-se até as residências solicitadas para efetuar a imunização.

HORÁRIOS - A partir desta segunda-feira, as pessoas dos grupos elencados poderão procurar o seu ESF e solicitar a vacina, nos horários das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h. No Centro de Saúde, o horário de funcionamento é das 7h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

DIA D SERÁ NO SÁBADO - O Dia D da campanha será neste sábado, 30 de abril, oportunidade em que todos os ESFs do município estarão vacinando as pessoas dos grupos elencados no horário das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

PROCURE A IMUNIZAÇÃO - Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, é de suma importância que sejam cumpridas as metas de vacinação nos municípios, salientando que, nos últimos três anos, aproximadamente 90% dos óbitos por Influenza ocorreram em pessoas que possuíam indicação para a vacina e não a realizaram. Desta forma, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, solicita que todas as pessoas que estão incluídas nos grupos elencados procurem o seu posto de saúde mais próximo e realize sua vacinação. A Campanha contra Influenza termina no dia 20 de maio. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)