Motivos para São Luiz Gonzaga comemorar no Dia Mundial da Saúde

No Dia Mundial da Saúde, o município de São Luiz Gonzaga salienta a conquista alcançada em 2015, com a consolidação da cobertura total na atenção básica através dos postos de saúde “Estratégia de Saúde da Família – ESF”, os quais atendem toda a população são-luizense distribuída nos mais de 20 bairros da cidade.

NOMEAÇÃO DE SERVIDORES MUNICIPAIS - Para a cobertura 100%, a Administração Municipal efetuou, nos últimos três anos, diversas ações para garantir o atendimento à saúde básica de toda a população da zona urbana. Uma das mais importantes foi a reformulação do quadro de servidores, com a posse via concurso público de todos os agentes comunitários de saúde e de todos os agentes de combate a endemias, além de vários profissionais, como médicos, psicólogos, dentistas, dentre outros, compondo o quadro de servidores efetivos na saúde.

Estas nomeações, além de assegurar a carreira pública aos concursados, também completaram o número ideal de agentes de combate a endemias (14) recomendado pelo Ministério da Saúde para municípios do porte de São Luiz Gonzaga, o que proporcionou um trabalho mais efetivo no combate ao Aedes Aegypti nos últimos meses.

NOVOS ESFs E POSTOS DE SAÚDE REFORMADOS E AMPLIADOS – Para comportar a demanda de atendimentos na atenção básica, a Administração Municipal investiu na ampliação de ESFs já existentes, como nos ESFs da Vila Mário, Secretaria de Saúde, Duque de Caxias, Floresta, dentre adequações e melhorias em outras unidades. Da mesma forma, a busca de recursos através de projetos proporcionou a contemplação de emendas parlamentares e recursos a fundo perdido para a construção de quatro novos postos de Saúde, sendo um já inaugurado e em funcionamento (ESF Tia Fia, na Vila Trinta) e outros três em fase de construção (ESFs da Vila Paz, Duque de Caxias e Presidente Vargas).

ESFs INAUGURADOS - Com a finalização do ESF Tia Fia, na Vila Trinta, a Administração Municipal inaugurou, somente em 2015, três postos de saúde, como o ESF Juvenil Caldas Lanzini, na zona central, e o ESF Ramona Gonçalves Ferreira, localizado no Bairro Raymundo Gomes Neto. Estes postos de saúde vieram a somar às demais unidades existentes no município (ESFs dos bairros Agrícola, Duque de Caxias, Mário, Boa Esperança ‘Dr. Chico’, Posto Materno Infantil ‘SEMSA’ e Centro de Saúde ‘Dr. Lourivaldino Furtado’), promovendo a cobertura da atenção básica de saúde em 100% da área urbana do município. A meta para o ano que vem, segundo o prefeito Junaro Figueiredo, é ampliar a cobertura de 100% na atenção básica também para a zona rural, com futuras contratações e reaparelhamento de unidades móveis.

13 VEÍCULOS NOVOS E FROTA RENOVADA - Nos últimos três anos, a Administração Municipal também renovou praticamente toda a frota de veículos para a Saúde, assim como as demais secretarias da Prefeitura Municipal. Com um investimento de R$ 2.461.280,00, foram adquiridos 22 veículos 0km para a frota municipal; destes, 13 veículos foram adquiridos somente para a Secretaria Municipal de Saúde, dentre Spins, ambulâncias, vans, camionetes, entre outros veículos, os quais são primordiais para o bom atendimento à população são-luizense. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)