Seminário marcou o Dia Mundial da Saúde em São Luiz Gonzaga

Realizado nesta quinta-feira no Salão de Atos da URI-São Luiz, o seminário “Saúde e Educação – Prevenção com Informação”, promovido pelo Comitê Municipal de Combate à Dengue e Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde e Secretaria de Educação, contou com presença expressiva de alunos das escolas da rede municipal de ensino, agentes de saúde e público em geral, que, durante a manhã, compartilharam conhecimento acerca das ações em saúde para prevenção da dengue, kika vírus e chikungunya, através do combate do mosquito Aedes Aegypti.

As atividades tiveram início com o pronunciamento do presidente do Comitê de Combate à Dengue, Carlos Sidnei Ferreira, que relatou as importantes atividades realizadas pelos conselheiros e colaboradores do Comitê em levar a informação junto à comunidade, assim como a importância da presença dos estudantes no seminário, os quais, segundo o presidente, “são grandes multiplicadores das ações de combate ao Aedes Aegypti, pois levam as orientações aprendidas na escola às suas famílias e amigos” salientou.

TRABALHO EM PARCERIA - Em seguida, o prefeito Junaro Figueiredo agradeceu às entidades parceiras do Comitê e da Prefeitura Municipal, bem como todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias que, incansavelmente, trabalham para evitar o surgimento de focos do mosquito em São Luiz Gonzaga. Este trabalho, segundo Junaro, “contribuiu para que o município registrasse, neste ano, apenas um caso importado de dengue, enquanto outros municípios próximos tiveram mais de 100 casos”, salientou.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE – O prefeito Junaro enfatizou, na oportunidade, a reformulação do Conselho Municipal de Saúde, demanda da área que a Administração Municipal, juntamente com a Secretaria de Saúde e entidades colaboradoras, trabalharam pela reformulação do conselho e de suas atribuições, como forma de tornar mais efetivo o trabalho desempenhado pelos conselheiros. Assim, oficializando publicamente a reformulação do Conselho, entregou ao atual presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valmir Rosa Silveira, a cópia da Lei Municipal.

COBERTURA 100% ESF NA CIDADE – Na presença dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, o Chefe do Executivo ressaltou a importância do trabalho realizado por ambos, tanto junto aos ESFs, como nas visitas realizadas a moradores e residências, proporcionando uma aproximação mais efetiva entre o Poder Público e a comunidade. Neste intuito, ressaltou a conquista da cobertura de 100% dos postos de saúde ESFs na zona urbana, com reestruturação de postos de saúde já existentes e criação de outros novos, como os ESFs Juvenil Caldas Lanzini (Centro), Ramona Gonçalves Ferreira (Bairros Raymundo Gomes Neto, Duque de Caxias e Marcos) e Tia Fia (Vila Trinta), que garantiram a cobertura de atendimento a toda população urbana. “A meta, para 2017, é também proporcionar a cobertura total na atenção básica de saúde na zona rural”, ressaltou Junaro.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA POPULAÇÃO – O Chefe do Executivo também discorreu acerca do foco da Administração Municipal quanto às facilidades da tecnologia, mais precisamente, da internet e suas ferramentas digitais para aproximação com a comunidade e rapidez no atendimento de demandas. Neste sentido, apresentou a página do Conselho Municipal de Saúde, acessada através do site da Prefeitura Municipal, e, também, o aplicativo Cidadão Mobile.

CIDADÃO MOBILE - O aplicativo, que foi destaque em nível estadual através de divulgação de matéria em rede de televisão, pode ser instalado em qualquer smartphone e tablet e conta com várias opções de serviços públicos a serem requisitados pela população são-luizense. Entre eles, destacou a Central da Dengue, que proporcionou inúmeras solicitações de vistorias em pátios e terrenos atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde através das facilidades do envio de mensagens via celular: “com o Cidadão Mobile, São Luiz Gonzaga tornou-se um dos municípios pioneiros em unir a tecnologia e a rapidez da internet para proporcionar soluções aos problemas e demandas da comunidade”, finalizou o Chefe do Executivo.

PALESTRAS – Após a abertura, a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santo Ângelo, esteve presente no seminário, com a participação dos painelistas Lisete dos Anjos (enfermeira) e Elson Pedro da Silva (coordenador de Vigilância Ambiental), os quais abordaram temas relativos às ações em saúde a serem tomadas junto aos municípios de abrangência da 12ª CRS.

CAMPANHA DO GRÃO E DA CARNE - O Hospital São Luiz Gonzaga esteve presente no seminário, com a comercialização de camisetas em prol da campanha do “Grão e da Carne”, visando a colaboração de toda a comunidade para auxiliar a importante instituição filantrópica para superar as dificuldade financeiras e evitar prejuízos no atendimento à população de São Luiz Gonzaga e região. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)