Todos juntos contra o Aedes Aegypti

• Poder Público e entidades convocam a população para o enfrentamento em conjunto contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chicungunya

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 03/03/2016 às 19:08   |   Imprimir

Com a notícia de um caso suspeito de dengue em São Luiz Gonzaga, os cuidados para evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes Aegypti precisam ser intensificados. No município, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando desde o início do verão a campanha de enfrentamento do mosquito intitulada “10 minutos contra o Aedes Aegypti”, a qual instiga a população a usar 10 minutos de seu tempo por semana para checar seus pátios e residências à procura de depósitos de água parada. Além disso, os trabalhos da equipe de combate a endemias da Secretaria de Saúde visita diariamente as residências dos bairros da cidade, realizando vistorias em pátios e transmitindo informações sobre os procedimentos que devem ser tomados para combater o mosquito.

ACI CONVOCA ASSOCIADOS A COMBATER O AEDES - Aliada da campanha “10 minutos contra o Aedes Aegypti”, a Associação Comercial e Industrial – ACI de São Luiz Gonzaga está informando seus associados e colaboradores sobre as formas de combater o mosquito, com orientações e procedimentos ilustrados no seu Informativo Mensal, o qual abrange todas as empresas e associados da ACI, como forma de multiplicar as ações de enfrentamento do Aedes Aegypti em todos os segmentos da comunidade.

A CAMPANHA – “Uma semana têm mais de 10 mil minutos. Que tal usar apenas 10 minutos para o enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti e afastar o perigo da dengue, do Zika Vírus e da Febre Chikungunya?”. Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulga a campanha “10 minutos contra o Aedes Aegypti”, a qual visa ações mensais por parte da população são-luizense em evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e de outras sérias doenças;

COMO PARTICIPAR – O mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, vive e se reproduz dentro de nossas casas e pátios; assim, agindo lima vez por semana na limpeza de criadouros (possíveis locais que sirvam de reservatório de água parada, local de reprodução do mosquito), a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida (do ovo ao mosquito adulto) leva de 7 a 10 dias. Assim, com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença.

Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde convida todas as entidades do município, empresas, escolas, instituições de ensino e militares, igrejas, órgãos públicos e comunidade em geral para participar desta ação, realizando, por cerca de 10 minutos por semana, uma vistoria em seus locais de trabalho e residências.

ENVIE SUA FOTO - Faça o registro fotográfico e envie para a Secretaria Municipal de Saúde através do email prefeituraambiental@bol.com.br e para a Assessoria de Imprensa (contato@saoluizgonzaga.rs.gov.br) para que possamos divulgar esse trabalho e mostrar à comunidade que somente com o envolvimento de todos é que conseguiremos vencer a batalha contra o Aedes Aegypti. (Pela Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de São Luiz Gonzaga