Prefeitura investe em equipamentos modernos para o Laboratório Municipal

Em licitação realizada no mês de setembro, a Prefeitura Municipal realizou a compra de três equipamentos laboratoriais visando a modernização do serviço de Análises Clínicas da Secretaria Municipal da Saúde.

ANALISADOR HEMATOLÓGICO - O primeiro equipamento é um analisador hematológico para a realização de hemograma completo que possibilita a identificação de anemias e seus tipos bem como infecções e/ou qualquer outra alteração hematológica do paciente.

ANALISADOR EM BIOQUÍMICA - O segundo equipamento adquirido é um analisador semi-automático em bioquímica, que possibilita a dosagem de diversos tipos de analitos e biomoléculas presentes no sangue, como glicose, colesterol e seus tipos, triglicerídeos, entre outros.

HOMOGENEIZADOR HEMATOLÓGICO - E, o terceiro, um homogeneizador hematológico, equipamento desenvolvido para homogeneização de tubos contendo  sangue, com o objetivo de manter as células de sangue em suspensão, para contagem em contadores hematológicos. Os três equipamentos foram adquiridos via licitação com o recurso vinculado da Atenção Básica no valor de R$ 39.190,00.

CONFIABILIDADE NOS RESULTADOS DOS TESTES - De acordo com o biomédico do Município, Günther de Menezes Sott, “vale ressaltar que esses exames já eram ofertados à população através do Laboratório Municipal, mas essa modernização visa dobrar o número de atendimentos realizados, tendo em vista que os equipamentos aumentam a confiabilidade dos resultados bem como a rapidez em que são realizados esses testes”, salientou.

O Laboratório Municipal funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, na Secretaria Municipal de Saúde, e oferece atendimento gratuito aos usuários do SUS mediante marcação e consulta dos exames. (Pela Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de São Luiz Gonzaga)