Todos contra a Hepatite C

Testes rápidos de Hepatite C estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Saúde no intuito de detectar e, posteriormente, encaminhar paciente para o tratamento adequado

No dia 3 de novembro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou testes rápidos de hepatite C para os servidores do Fórum da comarca local, atendendo a solicitação da juíza de Direito e diretora do Fórum Gabriela Dantas Bobsin.

Já no dia 5 de novembro, os testes rápidos de hepatite C foram realizados para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e público em geral presentes na secretaria. De acordo com a equipe responsável pelos testes, o objetivo do trabalho realizado é detectar o  mais rápido possível casos positivos de Hepatite C, uma vez que, com o diagnóstico precoce, os profissionais da Saúde pode orientar o paciente a iniciar o tratamento adequado.

SOBRE A HEPATITE C - O contágio se dá somente no contato de sangue com sangue contaminado. Não é transmitida por beijos, abraços, suor, espirros, tosse, comidas, água, contato casual, amamentação ou por compartilhar copos etc. O contágio pode ocorrer na manicure ou pedicure, compartilhando aparelhos sem esterilização adequada. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde convoca a comunidade são-luizense a aderir à campanha de conscientização e realizar os testes rápidos de hepatite C, disponibilizados gratuitamente em todos os postos de saúde ESFs do município. (Pela equipe da SEMSA/Prefeitura de São Luiz Gonzaga)