Farmácia Básica do Município: informações importantes aos usuários

O funcionamento da Farmácia Básica da Secretaria Municipal de Saúde está passando por transformações e melhoramentos, tendo em vista que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitou a implantação de um sistema de informatização no setor para melhor controlar o estoque de medicamentos do município. Esse controle é abrangente, não se limitando somente ao controle do estoque em si, mas, também, permitindo manter um cadastro dos próprios usuários do SUS, o que será extremamente eficaz a médio prazo, pois irá permitir que sejam efetuadas compras de medicamento conforme a demanda (o necessário para atender a população, não tendo, portanto, faltas de medicamentos e, também, diminuindo a compra excessiva de alguns itens que acarretam em vencimento do produto e perda, tanto para o município, quanto para o paciente).

Segundo a farmacêutica do município, Mônica Hamerski, esse novo sistema de informatização, HORUS, faz parte do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, sendo um sistema online que requer o acesso à internet em tempo integral para o seu funcionamento. Esse, portanto, é um dos fatores que ocasiona demora nos atendimentos, e, também, que cada produto dispensado deve ser cadastrado em nome do paciente da receita. É nesse ponto que a Secretaria Municipal de Saúde solicita a todos os usuários compreensão e colaboração com as novas mudanças, pois o principal beneficiário será o próprio paciente.

O sistema está funcionando de forma integral (abrangendo todos os medicamentos) desde dia primeiro de agosto deste ano. Com as informações e relatórios disponíveis pode-se, por exemplo, contabilizar quantos pacientes foram atendidos no mês, os medicamentos que o paciente já usou, o custo de cada atendimento, entre outros.

De acordo com a farmacêutica, estão sendo realizadas adequações no Setor, sendo recebidos quatro novos computadores com impressoras, bem como já estão sendo providenciadas suas instalações.

Segundo Mônica, a Secretaria de Saúde reforça o pedido de que, no momento da retirada de medicamentos na Farmácia Básica, o usuário traga a receita médica dentro da validade (3 meses) e também o cartão SUS do paciente da receita, pois muitas pessoas acabam vindo retirar medicamentos para vizinhos e familiares. Com a realização desta prática, a Secretaria Municipal de Saúde terá mais medicamentos disponíveis em quantidade suficiente para atender a todos os usuários. (Pela Farmácia Básica da SEMSA/Prefeitura de São Luiz Gonzaga)