Inaugurado o ESF Tia Fia, na Vila Trinta

Neste domingo, às 11h, a Administração Municipal realizou a inauguração de seu mais novo posto de saúde no município: o ESF Tia Fia, localizado na vila Trinta. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades do município, funcionários do ESF, do deputado federal Darcísio Perondi (PMDB), autor de emenda que contemplou a construção do posto, e de familiares da homenageada Selestina dos Santos, a “Tia Fia”.

Iniciando os pronunciamentos, o presidente da Câmara, vereador José Antônio Caetano Braga, discorreu sobre os investimentos que a Administração Municipal está fazendo na área da saúde, o que reflete diretamente na qualidade de vida da população. Da mesma forma, enalteceu a escolha de Selestina dos Santos para dar nome à nova UBS, tendo em vista o seu trabalho comunitário na Vila Trinta.

Em seguida, a sobrinha da homenageada Tia Fia, Cirlei Prieb, agradeceu em nome de toda a família, assim como de seu Luiz Fernandes dos Santos, viúvo de dona Selestina, que esteve presente na cerimônia e, emocionado, decerrou a fotografia juntamente com a família presente, inaugurando oficialmente o ESF Tia Fia.

O deputado federal Darcísio Perondi, autor da emenda de R$ 200 mil que contemplou a construção do novo ESF, agradeceu o trabalho da Administração Municipal e dos vereadores peemedebistas de São Luiz, em especial, ao edil Reni Rodrigues Lopes, o qual foi incisivo na cobrança pela referida emenda e sua contemplação.

O vice-prefeito Mario Trindade salientou a importância da homenagem à Tia Fia, pessoa muito querida em sua comunidade e que recebe a devida distinção em seu bairro, sendo uma das primeiras moradoras da Vila Trinta e defendendo, em vida, muitos pleitos pela sua comunidade na condição de líder comunitária.

Na ocasião, o prefeito Junaro Figueiredo, agradecendo a presença da comunidade na inauguração, salientou o compromisso da Administração Municipal com a saúde básica no município, o qual conta, pela primeira vez na sua história, com cobertura 100% na área junto à zona urbana, o que foi conquistada com a inauguração de três novos ESFs no último mês (como o ESF Juvenil Caldas Lanzini, que atende a população do Centro e de parte do Bairro da Gruta, e o ESF Ramona Gonçalves Ferreira, que atende as comunidades dos bairros Raymundo Gomes Neto e Marcos).

O NOVO ESF TIA FIA - Localizado na Rua Brigadeiro Martins, nº 300, Vila Trinta, o novo posto “Estratégia de Saúde da Família” – ESF Tia Fia já conta com atendimento à população do bairro realizado diariamente nas últimas semanas, tendo sua infraestrutura de 236,03m² entregue oficialmente à comunidade neste domingo, consolidando um acréscimo significativo no atendimento à saúde básica no município. Atualmente, a nova Unidade Básica de Saúde conta com 14 profissionais, sendo um médico, um enfermeiro, um dentista, um auxiliar de saúde bucal, dois técnicos em enfermagem, seis agentes de saúde, um auxiliar administrativo e um auxiliar de serviços gerais.

A nova UBS do município atende a 902 famílias (cerca de 3.600 pessoas) dos bairros Trinta, Joaquim Nascimento e Gruta, representando uma ampla cobertura do atendimento à Saúde básica de São Luiz, com três bairros de abrangência. Para a sua construção, o ESF Tia Fia foi contemplado com emenda parlamentar do deputado federal Darcísio Perondi no valor de R$ 200 mil e contrapartida do município de R$ 58 mil, totalizando o investimento de R$ 258 mil na nova Unidade Básica de Saúde do município.

A HOMENAGEADA - A homenageada Selestina dos Santos, mais conhecida como Tia Fia, nascida em 1941 e falecida em 2014, era esposa de Luis Fernandes dos Santos. Benzedeira, Tia Fia foi uma pessoa muito ativa e querida na comunidade da Vila Trinta, sendo uma das primeiras moradoras a residir no bairro. Na década de 70, foi presidente da Associação de Moradores da Vila Trinta, período em que pleiteou e conquistou muitas melhorias para o seu bairro do coração.

Com a indicação de seu nome para batizar a nova Unidade Básica de Saúde do município, a saudosa Tia Fia perpetua o seu amor e carinho com que sempre dedicou-se à comunidade, a qual terá uma lembrança eterna através desta “casa” de atendimento à saúde básica de seu povo. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)