Mãos à obra pela cidadania

Parceria entre Prefeitura Municipal e estudantes da Escola Polivalente está revitalizando a Praça Carlos Bastos do Prado, e serve de exemplo para outras ações comunitárias

As mãos que pela manhã escrevem em cadernos, à tarde remexem a terra e seguram pinceis de pintura. Em uma parceria realizada entre a Prefeitura Municipal, através das secretarias de Obras e Agricultura, e a Escola Estadual Gustavo Langsch (Polivalente), estão sendo efetuados serviços de paisagismo e jardinagem junto à Praça Carlos Bastos do Prado, no Bairro Raymundo Gomes Neto (Frigorífico). Durante os últimos dias, a comunidade local pôde conferir o trabalho dos servidores da prefeitura juntamente com os alunos e professores dos 2º e 3º anos do Ensino Médio da escola.

Segundo a professora Neuza Frison, os estudantes estão realizando o serviço comunitário como forma de participação em gincana realizada pela UNIJUÍ, na qual, dentre as atividades, está a revitalização de um espaço público. Assim, a escola Polivalente “adotou” a Praça Carlos Bastos do Prado e efetua, nos últimos dias, diversas ações de embelezamento do local, como colocação e pintura de pneus de demarcação dos canteiros, jardinagem, plantio de mudas e pintura de bancos e meio-fios, em conjunto com a Prefeitura Municipal, que também realiza o serviço juntamente com a colaboração da comunidade escolar. De acordo com a educadora, os alunos efetuam as tarefas no turno inverso às atividades escolares, contando com a colaboração de voluntários, como a Ferragens Dalcin que doou as tintas, além da parceria da prefeitura nas ferramentas utilizadas.

Para o chefe de Serviços Urbanos da Prefeitura, Luiz Fernando da Silva, “a colaboração da comunidade em manter os locais públicos limpos e em ordem é essencial para se ter um belo aspecto da cidade. E, quando ocorre o trabalho voluntário, como o efetuado pela Escola Gustavo Langsch, os cuidados e a fiscalização para com o patrimônio público fica mais evidente e facilitado, pois ali está o trabalho de todo um grupo da comunidade”, ressaltou.

A conclusão dos trabalhos deverá ocorrer nos próximos dias, e trará muitos benefícios à comunidade local que usufrui a praça, a qual, além de um belo espaço de lazer, ainda conta com uma academia ao ar livre à sua disposição para as boas práticas de uma vida saudável. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)