Brinquedos com acessibilidade são instalados no Parque Infantil João Aloísio Braun, na Praça da Matriz

Possibilitar que todas as pessoas possam utilizar os espaços públicos, independente da condição física, é um dos objetivos do projeto de revitalização da Praça da Matriz Senador Pinheiro Machado. Em janeiro, nove brinquedos novos foram instalados no Parque Infantil João Aloísio Braun, sendo cinco brinquedos adaptados para crianças com deficiência física.

A revitalização da Praça da Matriz foi concluída pela empresa L. Oliveira Construções LTDA., de Roque Gonzales (vencedora da licitação) e totaliza um investimento de R$ 323.124,14. Do total, R$ 238.750,00 são oriundos de emenda parlamentar do atual ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) – com o apoio da vereadora Ana Barros – e contrapartida do município, de R$ 84.374,14.

Integrou o projeto de revitalização da Praça da Matriz, a instalação de um novo piso nos passeios públicos, visando melhorar a circulação de pessoas com deficiência visual; melhorias nas rampas de acesso às faixas de segurança e no parque infantil (onde também foi adicionado mais areia); além da instalação de novas lixeiras e bancos.

PARQUE INFANTIL – Em um trabalho conjunto da Secretaria de Obras e Viação (SEMOV) e da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTC), os demais brinquedos do parque infantil receberam manutenção. A SEMOV realizou o conserto dos brinquedos danificados e a pintura das estruturas, com as tintas adquiridas pela SEMTC. Em breve, a “casinha” do parque infantil também será reformada.

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga ressalta que os brinquedos são destinados às crianças e pede a colaboração da comunidade na preservação das estruturas. A Administração Municipal também solicita aos pais ou responsáveis que fiquem atentos aos pequenos durante a utilização dos brinquedos, lembrando que os brinquedos adaptados são de uso exclusivo de crianças com deficiência.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga