Primeira rua de São Luiz a receber blocos intertravados tem obras iniciadas

Travessa Henrique Sommer, na Vila Floresta, é a  primeira via urbana a receber pavimentação do tipo, a qual proporciona melhor aproveitamento de material, fácil manutenção e um desempenho superior ao calçamento convencional

Nos últimos dias, tiveram início as obras de calçamento da Travessa Henrique Sommer, localizada na Vila Floresta, em projeto que visa a execução do serviço de pavimentação com blocos intertravados de concreto em uma área de 2.024m² da referida via, orçado em R$ 262.418,99.

No início desta semana, a Travessa Henrique Sommer já contava com uma camada de pedra brita acoplada e seu meio-fio de blocos de concreto afixado, em ambos os lados da rua. De acordo com a Secretaria Municipal do Planejamento, outras duas ruas, localizadas em outros bairros da cidade, receberão obras de pavimentação dentro do mesmo projeto.

O QUE É - O pavimento de blocos intertravados de concreto é composto, geralmente, pelos seguintes elementos: subleito, sub-base, base, confinamentos (contenção lateral), camada de assentamento, e camada de rolamento. Em caso de possíveis problemas superficiais, a manutenção exige apenas a troca das peças e re-execução do rejuntamento. Como principais características, o pavimento intertravado é antiderrapante, podendo oferecer maior segurança em trechos íngremes e com curvas sinuosas quando comparado a outros tipos de pavimentação.

MELHORIAS -. Além da melhoria do aspecto urbanístico, a idealização das referidas obras irá proporcionar a otimização do tráfego de veículos e pedestres nos bairros, bem como da rotina dos moradores no entorno das vias urbanas, os quais não terão mais problemas com poeira em dias de sol e de barro em dias de chuva. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)