Rua Hipólito Ribeiro recebe obra de pavimentação com concreto usinado

• Trecho da via, no Bairro Marcos, deverá ser liberado para circulação de veículos leves na próxima semana

Assunto: Secretaria de Obras e Viação  |   Publicado em: 05/04/2019 às 11:23   |   Imprimir

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, com o apoio da empresa Hipertex, realiza a recuperação de trechos da Rua Hipólito Ribeiro, no Bairro Marcos. Iniciando no cruzamento com a Rua Andrade Neves, a Administração Municipal executa um projeto piloto no município: a pavimentação utilizando concreto usinado com fibras.

O plano inicial era realizar uma operação tapa-buracos na Rua Hipólito Ribeiro. Devido às condições da rua, o Setor de Engenharia da prefeitura optou por realizar a pavimentação utilizando o concreto usinado, colocando em prática uma opção estudada pelo Executivo são-luizense desde o ano passada.  Ao todo, serão 200 metros de pavimentação, com aproximadamente 10 centímetros de espessura. Para a nivelação da rua, foi adicionado pó de pedra – o qual foi compactado – e coberto com uma lona preta, sobre a qual o concreto usinado com fibras foi depositado.

MATERIAL

De acordo com o engenheiro da prefeitura, Marcus Vinícius do Prado, o trecho foi escolhido devido às condições do solo, o qual é muito frágil. Nas partes críticas, a equipe adicionou uma tela de aço. Caso o pavimento de concreto seja aprovado no trecho, qualquer rua do município pode receber a pavimentação com concreto usinado. Em comparação com o asfalto, o engenheiro destaca que a durabilidade do concreto é maior. “O asfalto atualmente aplicado na cidade tem a duração média de 15 anos. O município possui asfaltos com 30 anos, alguns são exceções e outros estão em fase final de vida útil. O concreto resiste no mínimo 50 anos. No caso da Rua Hipólito, se ele não rachar devido a problemas no solo do local, o que acreditamos que não irá acontecer, esse concreto vai durar muitos anos”.

De acordo com o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, a equipe de engenharia da prefeitura irá realizar a análise do local. Caso os resultados alcançados sejam satisfatórios, mais ruas do município receberão a pavimentação. “O concreto usinado com fibra será uma opção para melhorias em infraestrutura no município. Se o custo benefício estimado com a utilização do material se confirmar, a Administração Municipal irá investir nesta opção e atender as reivindicações da comunidade”.

MELHORIAS

A moradora Cecília Maria Damian da Silva, a qual reside a duas décadas na Rua Hipólito Ribeiro, comemorou a recuperação da via. “Há 20 anos esperávamos que um dia essa situação mudasse e agora fomos os felizardos desta rua. É um motivo de orgulho para nós. Entrava prefeito, saia prefeito e a nossa rua continuava na mesma. Mas agora sim, irá mudar para melhor. Já mudou!”.

A Administração Municipal notificou a Corsan para realizar a ligação da rede de água em obras nas proximidades do local antes da execução do pavimento. O trecho deverá ser liberado para circulação de veículos leves na próxima semana. Mais trechos da Rua Hipólito Ribeiro serão recuperados por meio de operação tapa-buracos.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga