Vandalismo: inimigo da própria comunidade

• Atos de vândalos acabam prejudicando o trabalho do Poder Público feito em benefício da própria comunidade

Assunto: Secretaria de Obras e Viação  |   Publicado em: 08/08/2014 às 10:29   |   Imprimir

A Secretaria de Obras, através do Setor de Iluminação Pública, está efetuando a manutenção e substituição de vários pontos de luz em diversos bairros da cidade. De acordo com o chefe do Setor, Flávio Bueno, nos últimos dias foram substituídos 28 pontos de luz na Rua Marechal Floriano, no trecho compreendido entre o Fórum e a Uergs.

ILUMINAÇÃO NO BAIRRO RAIMUNDO GOMES NETO - Após, o Setor de Iluminação efetuou a substituição de 11 luminárias e lâmpadas de um trecho que apresenta problemas frequentes no que se refere a atos de vandalismos: o trecho da Rua Pedro Pereira de Camargo, entre a Cotrijuí e a Vila Jauri. De acordo com Flávio Bueno, desde o ano passado já foram trocados os referidos pontos de iluminação em três oportunidades, porém, mais uma vez o patrimônio público encontrava-se depredado quando recebeu a equipe do setor na semana passada.

VANDALISMO FREQUENTE - No momento em que eram substituídas as luminárias danificadas por pedradas, a equipe do Setor conversou com populares que transitavam pelo local, constatando uma triste realidade: segundo os próprios moradores, seria uma questão tempo até que as recém instaladas luminárias fossem depredadas novamente.

CONSCIENTIZAÇÃO - Neste sentido, a Secretaria de Obras solicita a compreensão da comunidade são-luizense quanto à preservação do patrimônio público, o qual é de usufruto dos próprios moradores. Segundo transeuntes ouvidos, a Rua Pedro Pereira de Camargo acaba por virar um trajeto perigoso para quem passa pelo local à noite, uma vez que os pontos de luz não acabam queimando por si só: são depredados e inutilizados.

LIGAÇÕES CLANDESTINAS - Outro assunto importante levantado pelo Setor de Iluminação é quanto à prática de ligações e emendas de rede elétrica feitas por particulares, sem a devida autorização da RGE. Além de ilegal, esta prática acaba colocando em risco o próprio eletricista, a rede elétrica e as residências que acabam usufruindo das referidas ligações. Neste caso, além da conscientização, a prefeitura solicita que a própria comunidade auxilie na fiscalização, assim como em casos de atos de vandalismo. Em caso de depredação do patrimônio, a orientação é ligar para a Brigada Militar pelo 190. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)