Colaboração da população é essencial para a limpeza

• Lixeiras abarrotadas e resíduos depositados no chão ainda são obstáculos ao serviço de limpeza da prefeitura

Assunto: Secretaria de Obras e Viação  |   Publicado em: 21/05/2014 às 14:27   |   Imprimir

Na última semana, a Secretaria Municipal de Obras, através do Setor de Limpeza, atendeu a uma solicitação que, infelizmente, já é rotina em São Luiz Gonzaga: a péssima situação de lixeiras públicas quanto ao acúmulo de resíduos depositados no local.
A lixeira pública, localizada na Rua José Bonifácio próximo à esquina com a Gen. Osório, contava com resíduos e entulho espalhados nos arredores, bem como animais mortos e pedaços de móveis depositados no local. Esta prática, segundo o Setor de Limpeza, é constatada dia-a-dia em outros pontos da cidade, inclusive no centro, onde lixeiras acumulam resíduos (principalmente no fim de semana, quando não há recolhimento do lixo domiciliar), e, também, sacolas e materiais depositados no entorno das mesmas. Na referida lixeira da Rua José Bonifácio, a Secretaria de Obras precisou realizar a remoção dos resíduos da lixeira, do chão e do valo próximo, o qual já estava com água parada acumulada. Assim, também foi realizado o roçamento da vegetação, na qual eram jogados diversos tipos de resíduos.
Além de ser uma prática que coloca em risco a saúde pública da população, o depósito irregular de lixo implica em maiores dificuldades às equipes da Prefeitura que efetuam a limpeza das lixeiras, pois o lixo jogado no entorno acaba por entupir valos e esgotos, acarretando em grandes problemas para os moradores. Por isso, para evitar esse problema, o apoio da comunidade é fundamental. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)