Instaladas luminárias novas na Praça da Matriz

Nesta semana, a Prefeitura Municipal, através do Setor de Iluminação Pública, efetuou a troca de luminárias danificadas da Praça da Matriz. Segundo o chefe do Setor, Flávio Bueno, foram substituídas 12 luminárias queimadas e/ou quebradas, sendo, muitas destas, resultado de atos de vandalismos. Com a instalação, as 12 luminárias novas complementam as demais existentes no espaço público, proporcionando uma praça iluminada à noite.
VANDALISMO - De acordo com o Setor de Iluminação, a grande dificuldade encontrada pela Prefeitura Municipal na manutenção das lâmpadas são justamente os atos de vandalismo contra o patrimônio público. Além de luminárias das praças públicas, as lâmpadas dos logradouros dos bairros da cidade sofrem, frequentemente, danos por parte de vândalos. Um exemplo é o caso das lâmpadas localizadas na rua de ligação da comunidade da Vila Jauri ao Bairro Raymundo Gomes Neto, em direção à Cotrijuí. No trecho, segundo o Setor, nos últimos meses, já foram trocadas todas as lâmpadas por mais de três ocasiões, tendo em vista a depredação das luminárias dos postes de energia elétrica. Além de causar prejuízo aos cofres públicos, os atos de vandalismo prejudicam a rotina da própria comunidade dos bairros.
POSTES DANIFICADOS - Além da troca frequentes de lâmpadas, a Prefeitura Municipal enfrenta problemas relacionados às condições dos postes de energia elétrica, os quais são de responsabilidade da RGE. Embora as solicitações de trocas de postes feitas pela Prefeitura Municipal estejam sendo atendidas dentro do possível pela concessionária de energia, ainda existem estruturas que oferecem riscos à integridade dos funcionários da Secretaria de Obras e que necessitam de substituição por parte da RGE.
Um exemplo foi o caso de poste localizado na Vila Floresta na Rua Julio de Castilhos, onde a comunidade reivindicou a substituição de lâmpada queimada. Para poder efetuar o serviço o mínimo de risco, foram posicionadas duas escadas para evitar uma possível queda do poste, o qual encontra-se em condições precárias. Neste sentido, a Prefeitura Municipal conta com a compreensão da comunidade quanto às limitações existentes quando envolve postes deteriorados, bem como uma ação efetiva da RGE quanto à sua substituição, processo que é frequentemente reivindicado pela Administração Municipal. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)