Retroescavadeira recebida do PAC 2 já está em serviço

Na última sexta-feira, 13 de setembro, a prefeitura de São Luiz Gonzaga foi contemplada, juntamente com outros 20 municípios da região das Missões, com uma retroescavadeira oriunda do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2, com ato de entrega ocorrido em Giruá, na presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do governador Tarso Genro.
O maquinário faz parte da segunda etapa do PAC 2, o qual destina equipamentos para municípios de até 50 mil habitantes. Na solenidade de entrega, o prefeito Junaro Figueiredo recebeu oficialmente o maquinário, o qual, nesta semana, já está a serviço da prefeitura municipal, estando à disposição da Secretaria Municipal de Agricultura.
De acordo com o secretário Aldimar Machado, a retroescavadeira servirá para beneficiar as comunidades do interior, principalmente, os pequenos produtores, com prestação de serviços na manutenção de estradas vicinais, limpeza de bebedouros e açudes para a irrigação e na ligação de redes de água.
FOMENTO À PRODUÇÃO DE PEPINOS - Segundo Aldimar, a retroescavadeira fará parte da patrulha agrícola destinada aos pequenos produtores rurais do município, os quais podem requisitar a hora-máquina com desconto de 50%. Além disso, neste primeiro momento, a retroescavadeira estará efetuando a limpeza e abertura de bebedouros, visando fomentar a produção de pepinos local, contemplando, assim, o programa criado em parceria entre a Secretaria de Agricultura, EMATER, Conselho de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e COPTEC, o qual viabiliza a comercialização local junto a indústria de Crissiumal.
PROCEDIMENTO - Para solicitar horas-máquina da patrulha agrícola da prefeitura, o produtor precisa procurar o Setor Municipal de Proteção Ambiental - SEMPA para os procedimentos legais quanto às questões ambientais e, em seguida, realizar o pagamento das horas-máquina solicitadas junto à Secretaria de Agricultura. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)