Conhecendo os secretários - Adão Borba

Com vasta experiência na área da mecânica pesada, Adão Borba assumiu a pasta de Obras da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com o objetivo de trabalhar em prol de melhores condições das vias urbanas e do interior do município, bem como o desenvolvimento dos setores ligados à sua secretaria
Perfil - Adão Sadi Brandão Borba, natural de Bossoroca, é casado com Marlene de Almeida Borba e tem quatro filhos (Magda, Márcia, Marcelo e Michel). Durante sua vida trabalhou, principalmente, na área da mecânica pesada. Adão trabalhou na Retificadora Dico, em Porto Alegre, na Auto Agrícola Foletto Ltda., em São Luiz Gonzaga, e na Veículos Dabaco, em Santo Ângelo. Após, montou sua própria empresa, em 1982, ligada também à mecânica pesada de caminhões e maquinários agrícolas. Além disso, Adão participa ativamente da Associação dos Moradores do Bairro Monsenhor Wolsk e CTG Galpão de Estância, sendo presidente e patrão das duas entidades e, hoje, continua atuante como membro de suas diretorias.
Primeiras medidas - Como a secretaria de Obras trabalha na manutenção do sistema viário da cidade e interior, na iluminação pública, água e esgoto e na limpeza urbana, segundo o secretário, neste primeiro mês à frente da pasta, foi dado prioridade a obras emergenciais, principalmente, em estradas que estavam deficitárias, como na localidade de Rincão de São Pedro, com o encascalhamento e restauração de alguns trechos. Além disso, uma operação tapa-buracos está sendo feita nas ruas do município com a utilização de asfalto frio, um novo tipo de material produzido especificamente para pequenos reparos emergenciais.
Quanto à iluminação pública, Adão informa que está sendo feita uma licitação, da qual o certame deverá ser realizado em breve. Por conta disso, o reparo no sistema de iluminação pública ainda não foi efetuado efetivamente, o que deve ser resolvido nos próximos dias.
Metas - De acordo com o secretário de Obras, as metas para os próximos meses é realizar a manutenção efetiva das ruas e estradas do interior, visando atender às necessidades da comunidade. Além disso, a revitalização do parque de máquinas está nos planos da pasta, uma vez que o local está em situações precárias. Quanto à fábrica de tubos, Adão ressalta que a estrutura foi reativada para atender a necessidade da Prefeitura e de alguns pedidos que estavam atrasados. Por enquanto, estão sendo fabricadas poucas peças, mas, com o decorrer do tempo, a produção poderá aumentar, visando a parceria com a comunidade.
Segundo o secretário, "estamos aqui para trabalhar pela comunidade, e vamos conseguir. Embora existam muitas dificuldades, estamos muito empenhados em apresentar um bom trabalho, e, sem criar falsas expectativas, estaremos, aos poucos, buscando melhorar a vida da comunidade são-luizense", conclui. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)