Prefeitura inaugura a primeira rua pavimentada com blocos intertravados

Travessa Chico Mendes recebeu a primeira solenidade de entrega à comunidade do novo tipo de pavimentação implantada pela Administração Municipal em São Luiz Gonzaga

Na tarde desta terça-feira, foi realizada a solenidade de inauguração da Travessa Chico Mendes, no Bairro Boa Esperança, sendo a primeira rua entregue oficialmente à comunidade após as obras de pavimentação com blocos intertravados de concreto, material até então inédito em obras públicas no município.

TRABALHO PELA COMUNIDADE - A solenidade contou com a presença de grande público, que prestigiou a entrega da obra à comunidade. Na oportunidade, o presidente da Câmara, vereador Reni Rodrigues Lopes, enalteceu o trabalho da prefeitura, através das secretarias do Planejamento e Obras, assim como de todos os agentes envolvidos para contemplar a comunidade do Bairro Boa Esperança com a referida rua pavimentada.

PARCERIA PARA COM O MUNICÍPIO - O presidente do PT local, Jarcedi Terra, cumprimentou o Chefe do Executivo e toda a equipe da Administração pelo trabalho realizado em contemplar a comunidade do bairro com uma rua de qualidade, com blocos intertravados. Neste intuito, Jarcedi enfatizou que o seu partido sempre esteve e sempre estará à disposição da Administração Municipal visando a parceria em proporcionar o desenvolvimento do município.

RECONHECENDO O TRABALHO - O vice-prefeito Mario Trindade cumprimentou toda a equipe envolvida no projeto e a todos os presentes, enfatizando que, após as eleições, é imprescindível que todos os partidos trabalhem juntos, o que foi um exemplo da própria rua sendo inaugurada na oportunidade. Segundo Mario, “a gente só é grande quando reconhece o trabalho de todos, inclusive, dos adversários”, salientando que o debate deve ocorrer no âmbito político e que todas as forças devem ser direcionadas pelo crescimento de São Luiz Gonzaga.

NOVAS OBRAS ESTÃO POR VIR - O prefeito Junaro Figueiredo, na mesma linha, agradeceu o trabalho realizado pelos partidos que, embora não façam parte do grupo da Administração, buscam auxiliar o trabalho feito pela prefeitura para São Luiz Gonzaga. Assim, também enfatizou que a comunidade dos bairros Boa Esperança e Floresta, além da recém inaugurada travessa pavimentada, também estarão sendo contemplados com a moderna quadra que está sendo construída na Escola Municipal Ernestina Amaral Langsch, que deverá ser concluída neste ano. Da mesma forma, o Chefe do Executivo anunciou a confirmação da futura pavimentação das ruas convergentes à Ttravessa Chico Mendes, a qual fazer ligação com a também nova pavimentação asfáltica da Rua Julio de Castilhos, que será inaugurada na sexta-feira. Esta nova obra, segundo Junaro, já conta com o recurso confirmado, e deverá ter início após o período eleitoral, representando em novos investimentos para contemplar a comunidade dos dois bairros.

A OBRA INAUGURADA - O projeto que contemplou a Travessa Chico Mendes, entre a Rua Eduardo Miguel Garcia e a Travessa Cândido Rondon, do Bairro Boa Esperança, foi desenvolvido pelo Setor de Engenharia da Prefeitura Municipal e contemplado com recurso de R$ 394.200,00 através de emenda parlamentar do ex-deputado Paulo Ferreira (PT), mais a contrapartida de R$ 62.674,10 da Prefeitura Municipal, resultando no valor total de R$ 456.874,10 investido. Este recurso foi utilizado para a efetuação das obras na Travessa Chico Mendes e também para a implantação do mesmo tipo de pavimentação na Rua General Osório, entre as ruas Borges do Canto e Tupi Caldas, na Vila Jauri.

PAVIMENTAÇÃO COM BLOCOS INTERTRAVADOS - O pavimento de blocos intertravados de concreto é composto por subleito, sub-base, base, contenção lateral, camada de assentamento, e camada de rolamento. Em caso de possíveis problemas superficiais, a manutenção exige apenas a troca das peças e re-execução do rejuntamento. Como principais características, o pavimento intertravado é antiderrapante, podendo oferecer maior segurança em trechos íngremes e com curvas sinuosas quando comparado a outros tipos de pavimentação.

Além da melhoria do aspecto urbanístico, a pavimentação implantada pela Administração Municipal busca proporcionar a melhora do tráfego de veículos e pedestres nos bairros, bem como da rotina dos moradores no entorno das vias urbanas, os quais não terão mais problemas com poeira em dias de sol e de barro em dias de chuva. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)