Conhecendo os secretários – Jacson Fiorin Brandão

Servidor público concursado da prefeitura de São Luiz Gonzaga de longo tempo, o então supervisor do Setor de Patrimônio e motorista Jacson Fiorin Brandão assumiu nesta semana a titularidade da Secretaria Municipal de Obras e Viação com o objetivo de dar continuidade com o trabalho executado pela pasta e atender as demandas das comunidades da cidade e interior

PERFIL – O são-luizense Jacson Fiorin Brandão, 45 anos, é filho de Rosalina Fiorin e João Dirceu Medeiros Brandão, e pai de Ruhan Pieniz Brandão. Formado no 1º grau pelo Instituto Nossa Senhora Auxiliadora e no 2º grau pelo Instituto Estadual Osmar Poppe, Jacson possui diploma em curso superior pela Universidade do Estado do RS – Uergs, formado na área de “Agropecuária Integrada em Sistemas de Produção”.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL – Durante nove anos, Jacson serviu o Exército Brasileiro, no 4º RCB. Em 1998, atuou como Chefe do Setor de Água e Esgoto na Prefeitura de São Luiz Gonzaga, na gestão do então prefeito Alseu Braga. Em seguida, atuou como cobrador, motorista e gerente das empresas de transporte coletivo urbano do município, P/Piva, Antonelo e Stadtbus, respectivamente, além de ter trabalhado com vendas pela empresa EstarBem nas cidades da microrregião missioneira.

Após este período, em 2003, trabalhou na Prefeitura de São Nicolau, onde pediu exoneração por motivos de saúde da família. Três anos após, em Jacson foi aprovado em concurso público e assumiu cargo na Prefeitura de São Luiz Gonzaga, como concursado na Secretaria de Obras e Viação. Durante cinco anos, atuou e acompanhou os trabalhos da pasta e seus setores, até receber a função gratificada de Chefe Controlador de Patrimônio, setor no qual vinha atuando até então.

Ao longo de sua vida profissional, o novo secretário de Obras buscou constante atualização profissional, realizando constantemente diversos cursos e especializações, como empreendedor em serviços da área de eletricidade pelo SENAI; eletricista industrial pelo SENAI; instalador e reparador de linha de acesso pelo SENAI; manutenção de grupos geradores pelo SENAI E SEBRAE; operação e manutenção de tratores pelo SENAR e FARSUL; Saneamento Básico pelo programa RS-EMPREGO; formação e desenvolvimento de Equipes pelo SEBRAE; diploma no programa Brasil Empreendedor, do SEBRAE; e certificação pelo tradicional e famoso curso de gestão pessoal e profissional Empretec.

PRIMEIROS PASSOS – De acordo com o novo titular da pasta, as primeiras medidas a serem tomadas devem contar com a devida cautela, pois devem ser avaliados gastos, metas de curto e longo prazo em razão da realidade do orçamento da Secretaria de Obras e a responsabilidade para com as contas públicas. Segundo Jacson, “devemos priorizar coisas importantes utilizando a regra das probabilidades de problemas em curto e longo prazo. Apenas desta maneira trabalharemos com transparência para com os verdadeiros secretários da cidade, que são os cidadãos e suas famílias, os quais são fiscalizadores do trabalho do Poder Público, e o que será uma das diretrizes do meu trabalho à frente das Obras, pois a responsabilidade dos gastos deve ser redobrada quando se trata de dinheiro público”, salientou o secretário de Obras.

ECONOMICIDADE – Com a nomeação de Jacson Brandão, a Administração Municipal mantém três servidores concursados da prefeitura como secretários municipais, com o objetivo de reduzir custos com gastos com pessoal e valorizar os funcionários públicos, primando, assim, pelo princípio da economicidade e, da mesma forma, de zelar pelo bom funcionamento da máquina pública. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)