Asfalto da RS-165 sairá do papel

Afirmação foi feita por engenheiro da empresa responsável pelas obras da estrada, em reunião realizada em São Luiz Gonzaga com o Secretário de Transportes do RS neste sábado

A situação dos projetos de reparação de estradas estaduais e de pavimentação da RS-165, no trecho entre São Luiz Gonzaga e Rolador, foi tema de reunião realizada neste sábado, no Parque do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, com a presença do secretário de Transportes do RS, Pedro Westphalen, representantes da Conterra, empresa responsável pelas obras na referida estrada, e prefeitos, deputado, vereadores e representantes de entidades.

Logo ao início do encontro, o prefeito Junaro Figueiredo enalteceu a vinda do Secretário de Estado para uma prestação de contas da situação das estradas estaduais e federais que abrangem os municípios da região, como a BR-285, e as RSs 165 e 168. Segundo o Chefe do Executivo, o clamor da população dos municípios pela manutenção das mesmas foi determinante para a realização da reunião, uma vez que vários projetos de pavimentação, como da RS 165 entre São Luiz e Rolador, até hoje não foram efetivados por conta de inúmeros empecilhos burocráticos e financeiros, acarretando em uma descrença por parte da comunidade quanto à efetuação e finalização das obras.

Logo após, o secretário Pedro Westphalen passou a palavra para os presentes realizarem questionamentos, aos quais apresentou os andamentos, justificativas da situação atual e o que está sendo feito para viabilizar a concretização das inúmeras obras programadas.

ATRASOS NAS OBRAS DA RS 165 – A estrada de ligação entre São Luiz Gonzaga e Rolador, a RS-165, esteve presente em grande parte dos questionamentos, tanto por conta das péssimas condições de trafegabilidade apresentadas atualmente como na evidente demora na realização da tão esperada pavimentação, uma vez que o projeto original data do ano de 1994. Acerca desses questionamentos, Westphalen informou que um dos motivos mais cruciais para o atraso no serviço, retomado em 2015, foram as constantes chuvas ocorridas em vários meses do ano passado, o que também contribuiu para o agravamento da situação de trafegabilidade de veículos.

AUMENTO DO PREÇO DA MATÉRIA-PRIMA – Outro fator que acabou prejudicando o planejamento de obras foi, principalmente, o aumento no preço da massa asfáltica, a qual teve uma suba constatada em cerca de 60% no valor. Isto, segundo o secretário, acarretou na busca de recursos e criação de aditivos em contratos para que o serviço pudesse continuar, uma vez que os materiais não são fornecidos pelas empresas, as quais apenas executam o serviço; por isso, a recuperação da RS-168, nos trechos entre São Luiz Gonzaga e Roque Gonzales e São Luiz e Bossoroca, não puderam ter início até agora.

“RECUPERAÇÃO DA RS-168 SAIRÁ”, AFIRMA SECRETÁRIO - Porém, segundo Westphalen, a recuperação desses trechos da RS-168 sairá, uma vez que a Conterra, que também havia vencido a licitação para a pavimentação, abriu mão dessa obra para concentrar nas obras de pavimentação da RS-165. Assim, outra empresa contratada irá realizar a recuperação dos referidos trechos da RS-168, o que deverá ocorrer em breve. Sobre as recuperações, Westphalen também enalteceu a conclusão da recuperação da estrada de acesso ao município de São Nicolau, que, mesmo com dificuldades financeiras, o Governo do Estado cumpriu com o objetivo de pavimentar aquele trecho.

TRABALHO PELA CONCESSÃO DA BR-285 – O secretário de Transportes também relatou o trabalho que está sendo feito junto à Assembleia Legislativa, citando o apoio do deputado estadual Eduardo Loureiro, presente na reunião, como um dos articuladores do projeto que visa a concessão da BR-285 para a implantação de pedágios em regiões de grande fluxo de veículos, o que resultaria em realocação de recursos para outros trechos da estrada federal que não teriam condições de manter estações de pedágio e que precisam urgentemente de obras de recuperação.

PLEITOS DE SÃO LUIZ GONZAGA FORAM ENTREGUES – O prefeito Junaro Figueiredo, na oportunidade, pleiteou duas importantes demandas para o secretário dos Transportes do RS, como a realização da pavimentação da RS-165 conforme o projeto original de 94, que prevê o asfaltamento até o marco zero, localizado na ligação entre o calçamento e o asfalto da Avenida Senador Pinheiro Machado, esquina da área pública ao lado do Parque de Exposições do Sindicato Rural.

INTERSECÇÃO DA RS-165 E BR-285 - Outra demanda feita pelo Chefe do Executivo foi a realização da intersecção da RS-165 com a BR-285, a qual seria efetuada com a pavimentação da Avenida Juscelino Kubitschek, o que resultaria na mudança do projeto original e, da mesma forma, evitaria do município ter de fazer desapropriações de casas e propriedades nas imediações da intersecção, por conta da obrigatoriedade de faixa de domínio do DAER. Sobre esta demanda, Westphalen informou que irá realizar o pleito junto ao DAER e ao DNIT, com as devidas justificativas que evitariam ônus a moradores lindeiros à futura intersecção.

ASFALTAMENTO ATÉ O MARCO ZERO - O engenheiro da Conterra responsável pelas obras da RS-165 em São Luiz, Maurício Lima, afirmou que toda parte liberada da obra estará sendo feita nos próximos meses, segundo o projeto aprovado pelo DAER. Segundo ele, a pavimentação até o marco zero depende unicamente de um aceno positivo do DAER, que, se favorável, a empresa irá realizar a pavimentação sem a necessidade de retirar o calçamento existente no trecho, o que resultaria na ligação direta do asfalto da Avenida Senador Pinheiro Machado e a RS-165.

EXPECTATIVA SOBRE A RS-165 - Sobre a expectativa das obras, Maurício afirmou que, se não ocorrer nova paralisação, em cerca de um ano e meio deverão ser liberados 16 km de estrada pavimentada, trabalhando com a estimativa de, neste mês de abril, concluir a colocação de brita ao longo do trecho da RS-165 que estará recebendo a tão aguardada pavimentação da estrada que liga São Luiz Gonzaga e Rolador e uma das principais vias de escoamento de produção dos produtores rurais das localidades dos dois municípios. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)