Estragos causados pelas chuvas são prioridades da Secretaria de Obras

O alto volume de chuvas registrado nos últimos meses (só em dezembro, foram quase 900 mm segundo centrais de meteorologia, o que resultou como a cidade que mais choveu no período no país no período) continua provocando consequências para o cotidiano da população.

Se considerar não apenas o mês de dezembro, São Luiz Gonzaga recebeu, desde o mês de outubro, uma incidência de chuvas como há muito não se via, ultrapassando os 1500 mm neste período de tempo. E as consequências do volume de água estão sendo sentidas de maneira direta na vida do são-luizense. Um dos grandes problemas constatados, por exemplo, é a deterioração de ruas, estradas e pontes do município, resultando em vários trechos que estarão recebendo manutenção nos próximos dias.

RUAS – Na zona urbana, várias ruas acarretaram em problemas com o alto volume de água, como as ruas Venâncio Aires e Hipólito Ribeiro, sem citar várias outras. Na Hipólito Ribeiro, no trecho entre a Bento Soeiro e a Marechal Floriano, uma grande cratera foi aberta no meio da via, a qual precisou receber sinalização para evitar acidentes enquanto recebe a manutenção. No entanto, no início desta semana, os cavaletes que faziam a sinalização foram depredados e furtados, trazendo prejuízos para o Poder Público, que teve de providenciar novos materiais, e para os motoristas, que tiveram dificuldades de visualizar o buraco na via.

Já na Rua Venâncio Aires, entre a Monsenhor Wolski e a Gen. Câmara, o volume de chuvas acarretou no entupimento e posterior rompimento de um dreno existente sob a camada de asfalto, resultando na eclosão do asfalto e interrompendo o tráfego de veículos no referido trecho. Como o local é bastante úmido e está situado entre vertentes de água, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras, realizou nesta semana a abertura do asfalto e a construção de um novo dreno para o escoamento da água. Segundo o secretário de Obras, Luiz Carlos Karnikowski de Oliveira, a equipe realizou a manutenção do dreno e colocou a primeira camada de pó de brita, para assentar o material antes de colocar uma camada nova de asfalto. Por isso, após a liberação do trecho, a Prefeitura Municipal pede a atenção dos motoristas ao trafegar no local, pois a via ainda não estará concluída nos próximos dias.

PONTES – No interior, os efeitos das chuvas foram devastadores. Trechos de estradas tiveram muitos prejuízos com a ação das águas e, em vários pontos das estradas municipais, foram formados grandes atoleiros, o que requer muita atenção dos motoristas. Além das estradas, pontes das referidas estradas foram muito danificadas, sendo duas em estado crítico: a ponte da estrada velha que liga São Luiz Gonzaga e São Nicolau e a ponte do Pontão de Santa Maria.

Na primeira, localizada na estrada velha entre São Luiz Gonzaga e São Nicolau, a forte correnteza acabou derrubando as cabeceiras e levando consigo as toras de madeira e as pedras que haviam sido colocadas pela Secretaria de Obras para a sustentação da estrutura, a qual havia sido recentemente reparada no início deste ano. Para continuar a passagem de veículos, produtores rurais construíram uma ponte de madeira no local, o que serve de medida paliativa para a passagem de veículos leves até que seja feita a manutenção.

De acordo com o secretário Luiz Carlos K. de Oliveira, o serviço de reparo será minucioso; para isso, a Prefeitura Municipal elaborou um novo projeto para a ponte, cuja manutenção será feita por empresa especializada contratada via licitação, uma vez que o trabalho compreenderá a construção de novas alas e cabeceiras com concreto, para evitar futuros problemas com a ponte. Assim, segundo o secretário, a Secretaria de Obras providenciou o encaminhamento para a licitação para a realização do serviço.

A ponte do Pontão de Santa Maria também teve danos com as chuvas, e teve o trânsito de veículos pesados interrompido até a sua manutenção. Para isso, o secretário de Obras informou que solicitou à comunidade local a colaboração com toras de eucalipto, para providenciar a manutenção da base da ponte o mais rápido possível. Caso contrário, a Prefeitura terá de providenciar a compra do material, podendo demandar de mais tempo para a manutenção da estrutura por conta da burocracia do processo de aquisição das madeiras.

ESTRADAS – De acordo com o secretário, praticamente todas as estradas do interior do município estão com problemas por causa das chuvas. Desta forma, a Secretaria de Obras irá intensificar os trabalhos, inclusive, até nos finais de semana, para minimizar os estragos causados pelo volume de água. Assim, nesta semana, as equipes da Secretaria de Obras estarão trabalhando em alguns pontos críticos na zona urbana e, também, no interior, atendendo, primeiramente, as comunidades do Pontão de Santa Maria, Laranja Azeda e Vista Alegre, deslocando-se, após, para as outras localidades do município. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)