- 18/11/2024
Ação Social terá horário estendido para atender Auxílio Reconstrução
- Assunto: Secretaria de Ação Social e Comunitária | Publicado em: 04/11/2024 às 10:20 | Imprimir
A equipe da Secretaria Municipal de Ação Social já trabalha no atendimento das famílias que precisam regularizar sua situação junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para recursos de casos recusados junto ao Auxílio Reconstrução. Uma portaria do governo federal estabeleceu esta segunda-feira, dia 4, como data de reinício das regularizações de quem tem cadastro pendente ou recusado junto ao sistema do governo federal.
A secretaria se preparou para atender uma média de 150 pessoas por dia nas próximas duas semanas. Para tanto, começará a trabalhar em horário estendido a partir de amanhã, terça-feira. A Ação Social não fechará mais ao meio dia, permanecendo aberta das 8 às 17 horas. “As pessoas devem nos procurar aqui na sede da Ação Social portando RG, CPF e comprovante de residência nos próximos 15 dias. Todos os cadastros que estão em análise, com pendências, aguardando processamento ou recusados passarão para status de recusado para podermos entrar com o recurso. Isso dá 100% de certeza de pagamento? Não, o recurso é uma nova fase do sistema para tentar selecionar quem realmente precisa”, explica a secretária municipal de Ação Social, Nélvia Tavares.
Segundo ela, duas casas no mesmo lote, cadastro unipessoal, cadastro de conta sem comprovante de residência (sem água ou luz no nome por exemplo), estão entre os problemas mais comuns identificados em São Luiz Gonzaga. “Vale ressaltar que esse novo prazo de regularização também terá a emissão de pareceres. Ou seja, teremos visitas dos técnicos da Ação Social para fazer as reavaliações nas residências das áreas necessitadas”, destaca Nélvia.
O Município registrou mais de 2 mil cadastros em busca do Auxílio Reconstrução. “Destes, temos 546 famílias já aptas a receber, mas precisam passar o status de seu cadastro de habilitado para aprovado, e 1,6 mil apresentam pendências que devem ser sanadas para poderem entrar novamente em análise. Para isso, o titular precisa entrar no sistema do Auxílio Reconstrução, através do Portal do Cidadão, inserindo CPF e a senha GOV.br para confirmar as informações e passar sua condição para aprovado. Isso feito, o pagamento sai em torno de 4 dias, direto na Caixa Econômica Federal.”
Últimas Notícias sobre Secretaria de Ação Social e Comunitária
- 11/11/2024
- 07/11/2024
- 04/11/2024