Cadastro no Auxílio Reconstrução deve ser feito até sábado, dia 31

A Secretaria Municipal de Ação Social atualizou os números do cadastro para o Auxílio Reconstrução em São Luiz Gonzaga. Segundo os dados, cerca de 2 mil cadastramentos foram efetuados na comunidade e enviados ao governo federal. Quem ainda não fez o cadastro e necessita do benefício deve ficar atento ao prazo final, que se encerra no próximo sábado, dia 31 de agosto, para os cadastramentos feitos pela internet.

Já os atendimentos presenciais, que em São Luiz Gonzaga ocorrem na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, podem ser feitos até esta sexta-feira, dia 30. O Auxílio Reconstrução é destinado aos municípios gaúchos atingidos pelos eventos climáticos extremos ocorridos no primeiro semestre de 2024. Segundo o governo federal, 444 cidades estão com os reconhecimentos federais de situação de emergência ou de estado de calamidade pública vigentes e podem solicitar o valor de R$ 5,1 mil para cada família residente em área efetivamente atingida pelas enchentes e tempestades.

Após 31 de agosto, todas as famílias já cadastradas vão continuar tendo os processos analisados. “Uma vez detectado e confirmado o direito ao Auxílio Reconstrução, a família vai imediatamente para pagamento. Não tendo direito ao benefício por diversas razões, como não morar na área atingida, esses cadastros serão devolvidos às prefeituras, uma vez que foram exauridas possibilidades para encontrar informação que garantisse o direito ao auxílio”, afirma o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.