Auxílio Reconstrução já recebeu mais de 1,4 mil cadastros

A Secretaria Municipal de Ação Social de São Luiz Gonzaga divulgou os dados da primeira semana de cadastro ativo para o benefício do Auxílio Reconstrução do governo federal. Segundo a secretária Nélvia Tavares, até a tarde desta sexta-feira, 16 de agosto, mais de 1,4 mil cadastramentos foram feitos pelas famílias residentes nas áreas atingidas pela tempestade ocorrida na noite de 15 de junho.

A secretária orienta que quem teve moradias afetadas pelo evento climático e ainda não fez o cadastro que o faça o quanto antes. “Não há um prazo estabelecido para se encerrar o cadastramento, mas quanto mais rápido ele for feito mais rápido terá resposta do governo federal sobre sua aprovação ou não”, salienta Nélvia. Ela destaca que o cadastro pode ser feito pelos interessados diretamente no link disponível na aba Acesso Rápido do site do Município (www.saoluizgonzaga.rs.gov.br) ou nos postos de atendimento colocados nas sedes da Secretaria Municipal de Ação Social e do Cras, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. As unidades de saúde dos bairros Mário e Agrícola, que estavam recebendo cadastros nesta semana, não estão mais prestando esse serviço. “Vimos que a demanda foi grande nestes dias, mas está reduzindo, então os dois pontos na secretaria e no Cras devem ser suficientes. Caso seja necessário, reabriremos nos postos de saúde”, explica a secretária.

Outra orientação é para que as pessoas que fizerem o cadastro diretamente pelo site do Município o preencham da forma correta. “O sistema recusa abreviações de qualquer espécie e informações desencontradas. Temos tido cadastramentos recusados devido a essas situações. Vale destacar que estamos contatando todas as pessoas que tiveram cadastro recusado para que venham até a secretaria refazer o processo e seguir buscando o auxílio”, informa Nélvia.

Análise, liberação e pagamento são responsabilidades da União

Na próxima semana deve estar habilitado no site www.saoluizgonzaga.rs.gov.br um link para que as pessoas cadastradas possam acompanhar o andamento de seus pedidos junto ao Auxílio Reconstrução. Todos os dados cadastrados são enviados ao sistema do Governo Federal, responsável pela avaliação, aprovação e pagamento do benefício de R$ 5,1 mil por família atingida por eventos climáticos.

O pagamento é feito através de conta digital na Caixa Econômica Federal diretamente ao beneficiário, semelhante ao que já ocorre com outros benefícios, como o Bolsa Família por exemplo. “A prefeitura não tem nenhuma ingerência sobre quaisquer etapas da análise, liberação e pagamento. Tudo é feito diretamente entre o Governo Federal e o cidadão. Ao Município cabe a função de auxiliar no cadastramento e envio dos dados”, ressalta a secretária municipal de Ação Social, Nélvia Tavares.