Cadastro para o Auxílio Reconstrução começa segunda-feira, dia 12

Com a edição da nova Medida Provisória por parte do governo federal, que amplia as datas para acesso dos municípios ao Auxílio Reconstrução, ocorrida na última quarta-feira, 7 de agosto, São Luiz Gonzaga pode enfim se habilitar para ter acesso aos recursos. Para tanto, a Secretaria Municipal de Ação Social inicia na próxima segunda-feira, dia 12, o trabalho presencial e também on line de cadastramento das famílias atingidas pela tempestade ocorrida na noite de 15 de junho nos bairros Mário, Agrícola, Auxiliadora e Jauri.

O cadastro deverá ser feito através de um link que será disponibilizado a partir de segunda-feira no site da Prefeitura de São Luiz Gonzaga (www.saoluizgonzaga.rs.gov.br), acessível a todos que quiserem fazer o próprio cadastramento. Para quem tiver dificuldades em acessar o site do Município ou dúvidas com relação ao preenchimento das informações, a secretária municipal de Ação Social, Nelvia Tavares, destaca que quatro pontos de atendimento à população serão disponibilizados. “Esses locais são as sedes da Secretaria de Ação Social e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que atenderão de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, e, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, as unidades básicas de saúde dos bairros Mário e Agrícola, que terão computadores e servidores atendendo as comunidades nas terças e quartas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 15h30”, informa Nelvia.

Segunda ela todos os moradores dos quatro bairros atingidos, independente da extensão dos prejuízos e se já recuperaram suas casas ou não, têm direito a requerer o Auxílio Reconstrução de R$ 5.100,00 por família. “Ser atendido por outros programas sociais ou mesmo que o cidadão não tenha cadastro junto aos programas federais não interfere no direito ao benefício. Para o cadastro deve se inserir número do CPF, identidade, comprovante de residência, se o imóvel é próprio ou alugado, além de outras informações”, explica a secretária de Ação Social.

Nelvia Tavares adianta que, durante o período do cadastramento das famílias para o Auxílio Reconstrução, a Secretaria de Ação Social atualizará uma vez por semana, sempre nas sextas-feiras, o repasse das informações ao governo federal, confirmação de seu recebimento e o andamento do processo de liberação dos pagamentos. “Não fizemos o cadastro antes porque São Luiz Gonzaga não estava abrangida pelas Medidas Provisórias anteriores, o que impedia a União de nos dar acesso ao sistema e também receber nossas informações. Estamos agora trabalhando para que tudo corra dentro do previsto e as famílias que sofreram prejuízos sejam enfim ressarcidas assim que for possível. Mas cabe salientar que tudo depende da agilidade e liberação do governo federal”, completa a secretária.