COMDICA realizou o sorteio dos números que os candidatos utilizarão na eleição para o Conselho Tutelar

Na última sexta-feira (4), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) – por meio da Comissão Especial Eleitoral – realizou o sorteio e definição dos números que cada candidato utilizará durante o pleito eleitoral. O ato público ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Luiz Gonzaga.

Todos os candidatos que disputarão o pleito eleitoral para o Conselho Tutelar estiveram presentes no momento do sorteio. A lista de candidatos é composta por:

- Ambrósio Carlos Lopes;

- Antonio César Marques de Mattos;

- Cáthia Cilene Mazzanti Barroso;

- Dalva Dutra de Oliveira;

- Débora Maria Penteado Saratt;

- Drazieli Oliveira Sodré;

- Edelmira Borck Monroe;

- Elisabete de Oliveira Marian;

- Fábio Roberto Borba do Prado;

- Luciano de Moura Panegalli;

- Maria Iara Gonçalves da Silva;

- Marisete Marques Vieira;

- Rejane Marceli Duarte Lobo;

- Rene Domeraski.

REGRAS E DIRETRIZES – Na data, além do sorteio, a Comissão Especial Eleitoral também realizou uma reunião com os candidatos considerados habilitados, com o objetivo de esclarecer, de maneira formal, as regras e diretrizes que regem o processo de escolha.

A apresentação das condutas permitidas e vedadas no período de campanha eleitoral foi realizada pelo presidente do COMDICA, e também membro da Comissão Eleitoral, Vinicius Correa Eckerleben e pela secretária do COMDICA e integrante da Comissão Eleitoral, Maria Carolina Bueno Finamor. De acordo com a comissão, todos os candidatos presentes na reunião formalizaram o compromisso de aderir e respeitar as regras estipuladas, sob pena de sanções previstas na legislação local.

Para que a comunidade possa reportar eventuais irregularidades durante o período de campanha eleitoral, a Comissão Especial Eleitoral disponibilizará canais de comunicação via e-mail e redes sociais do COMDICA. A comissão terá a responsabilidade de analisar irregularidades reportadas, podendo tomar medidas, como a retirada ou suspensão de propagandas consideradas irregulares, o recolhimento de material e, em casos graves, a cassação da candidatura.

As regras relativas às propagandas eleitorais estão detalhadas no edital COMDICA n° 01/2023 (https://www.saoluizgonzaga.rs.gov.br/site/conteudos/4641-conselho-tutelar), documento que estabelece os parâmetros para a escolha dos membros do Conselho Tutelar de São Luiz Gonzaga. O período de campanha eleitoral terá início em 31 de agosto, encerrando em 29 de setembro. As eleições estão marcadas para o dia 1º de outubro.

Texto: COMDICA, adaptado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Imagens: Divulgação / COMDICA