Secretaria de Ação Social realiza ação para orientar pessoas em situação de rua

Com a previsão de frio intenso para os próximos dias, a Secretaria Municipal de Ação Social e Comunitária e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizaram no final de semana uma ação junto as pessoas em situação de rua na praça central.  

Durante o último sábado (24), a titular da pasta, Nelvia Tavares e a coordenadora do CREAS, a assistente social Valéria Castro estiveram na Praça da Matriz e em áreas próximas a fim de conversar e orientar. Entre as informações destacadas, o funcionamento do albergue municipal. O local está à disposição, porém é necessário respeitar algumas restrições, como não estar embriagado e nem portar ou consumir bebida alcoólica nas dependências do albergue.    

A secretária Nelvia Tavares comentou sobre a ação desenvolvida. “Explicamos a situação, a previsão de frio intenso e que o albergue municipal está à disposição. Nessas conversas percebemos muita resistência, comentaram sobre a liberdade que possuem. Eles não são moradores de rua, muitos relataram ter familiares no município e que posam na casa desses parentes quando o tempo está ruim”, afirmou.

A titular da pasta informou que para uma das pessoas em situação de rua, o Poder Judiciário autorizou a internação compulsória. Porém, a medida não pode ser adotada em todos os casos de pessoas em situação de rua. “São escolhas que podemos não concordar, mas precisamos respeitar. Nesta semana, vamos novamente conversar com eles, pedir que se protejam e lembrar que a pasta e o albergue estão à disposição”.  

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMASC

Fotos: Divulgação / SEMASC